A quarta edição do evento acontece nos dias 9, 10 e 11 deste mês

Após dois anos sem o evento, devido às restrições relativas à pandemia de Covid-19, São Joaquim de Bicas realiza novamente o Festival Gastronômico Aromas e Sabores. A quarta edição do evento acontece entre os dias 9 e 11 de setembro, na Praça da Promessa. Além dos já tradicionais pratos elaborados pelas mestras da culinária local, este ano o festival conta ainda com programação musical de nível nacional. As apresentações de destaque ficam por conta de Xande de Pilares, na sexta-feira (9), e Falamansa, no domingo (11).

Reunindo o melhor da cozinha tradicional da região, o 4º Festival Gastronômico São Joaquim de Bicas em Aromas e Sabores contará com 21 barracas de comida, cinco de empório e quatro de quitandas — tudo feito pelas mestras e mestres do município, novos e antigos guardiões da cozinha local. Além dos palcos para apresentações musicais de grande porte e para realização de workshops, comandados pelo chef Renato Lobato. Tudo isso na Praça da Promessa, no bairro Tereza Cristina, região central da cidade.

A abertura do evento está marcada para às 18h da sexta-feira (9), enquanto no sábado (10) e domingo (11), o evento acontece a partir das 9h, já pela manhã. Nos dois primeiros dias de festival, 9 e 10, a programação vai até às 23h, enquanto no dia 11, domingo, o evento termina às 21h, com o encerramento da edição.

TURISMO NA REGIÃO

A realização do festival visa desenvolver o turismo gastronômico e cultural no município, além de fortalecer o empreendedorismo local a partir da valorização do trabalho das mestras e mestres. A celebração da culinária local tem sido um foco de circulação de turistas de diversas partes de Minas Gerais, e até mesmo do país, na região. A Prefeitura de São Joaquim de Bicas estima que cerca de 15 mil pessoas participem do evento por dia, totalizando cerca de 45 mil pessoas, segundo a previsão.

“Nosso festival está se consolidando como uma das maiores festas gastronômicas da região metropolitana. A prefeitura vem incentivando nossa comunidade a exercer os dotes culinários das nossas mestras e mestres para demonstrar como é rica a cultura de São Joaquim de Bicas” disse o prefeito do município, Guto Resende.

Além da circulação de pessoas nos dias do evento, a visibilidade e o incentivo gerados pela realização de uma festa como o Aromas e Sabores pode ter efeitos de maior durabilidade. “Ao mesmo tempo que participar de um festival gastronômico traz alegria, turismo, diversificação cultural, a gente melhora a economia local e incentiva o pequeno empreendedor a se lançar no mercado. Hoje, temos dois exemplos de negócios saudáveis que surgiram do Aromas e Sabores, que empregam pessoas e ajudam o município”, conclui o prefeito.

Os exemplos citados por Guto Resende são a Casa do Rei, do mestre Reinaldo de Souza, e o Tia Fia Marmitex, da mestra Dona Fia. Ambos são presenças confirmadas no Aromas e Sabores deste ano.

PRATOS, MESTRAS E MESTRES

Nesta edição do festival, serão 21 pratos disponíveis para o público consumir. Elaborados por mestras e mestres, desde aqueles mais antigos até alguns mais novos, os pratos trazem temperos de terreiros e comida de raiz mineira. A escolha foi feita por jurados especializados, levando em consideração a tradição e a criatividade, com critérios estabelecidos por regulamento.

Conheça a seleção que participa do 4º Festival Gastronômico São Joaquim de Bicas:

1 – Chamego Mineiro
Mestra: Vera Lúcia Silva

2 – Costelinha cremosa com purê de moranga
Mestra: Juliana Apolinário

3 – Tilapinha.com
Mestre: Walisson Renato Silva Reis

4 – Pastel de milho recheado com pernil e creme de milho
Mestra: Tereza Cristina

5 – Joelho de porco com purê de abóbora moranga
Mestra: Daniela Melo

6 – Boião mineiro / costelão desfiado com polenta de agrião
Mestra: Jaira Nancy

7 – Angu a mineirinha com arroz branco
Mestra: Maria Lúcia da Silva

8 – Costelinha com ora-pro-nóbis e angu
Mestra: Eliene Pereira

9 – Lombo recheado ao molho de maracujá
Mestra: Maria Geralda da Silva

10 – Arroz de rabada com couve e farofa simples
Mestra: Lucimeire Aparecida

11- Galinha caipira da vovó
Mestra: Nacif Newton

12 – Fava branca com dobradinha
Mestra: José Antônio da Fonseca

13 – Costelinha bovina ao molho com purê de mandioca com queijo
Mestra: Priscila Dutra

14 – Farofa de feijão andu com costelinha de porco ao molho de goiabada
Mestra: Solane Ribeiro

15 – Canjiquinha de gondó
Mestre: Reinaldo de Souza

16 – Casamento à moda antiga
Mestra: Renata da Silva

17 – Risole de carne de lata
Mestra: Maria da Silva Maia – Dona Lilia

18 – Carne de lata de porco caipira ao molho de inhame com arroz e açafrão da terra
Mestra: Sueli Maria e Aparecida Maria

19 – Viradinho caipira com costelinha ao molho de rapadura
Mestra: Maria Zeladora – Dona Fia

20 – Frango ao creme de milho
Mestra: Maria de Lourdes

21 – Cansaço com suã de porco acompanhado de arroz branco e angu
Mestra: Maria Ângela

ATRAÇÕES MUSICAIS

Após mistério da organização, foi liberada a programação musical do festival. Ao total, serão dez apresentações no palco, com alguns shows de artistas nacionais. O destaque da sexta-feira (9), fica por conta do cantor e compositor de pagode Xande de Pilares, que integrou o Grupo Revelação entre 1991 e 2014, quando começou sua carreira solo. No sábado (10), o show que fecha a programação do dia é da Banda Viva Noite, que ficou famosa por integrar o palco no antigo programa Pânico na TV. Já o show de encerramento, no domingo (11), fica por conta do grupo de forró Falamansa, conhecido por seus sucessos como “Xote dos Milagres”, “Xote da Alegria” e “Rindo à Toa”.

Veja a programação completa:

09/09
Sexta-feira
19h – Felipe Kamargo
22h – Xande de Pilares

10/09
Sábado
12h – Hernane e Banda
15h30 – Baile do Maguá
19h30 – Banda Velotrol
22h – Banda Viva Noite

11/09
Domingo
11h – Guto Rodrigues
14h – Laranja Mecânica Acústico
16h30 – Dani Moraes
19h30 – Falamansa

 

Exit mobile version