Espaço para testes dos torna a fábrica mineira completa para projetar veículos do início ao fim

A fábrica da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) em Betim passou a contar com o Safety Center, um centro de segurança veicular, dedicado a testes com os modelos produzidos no local. De acordo com informações divulgadas pela montadora, o espaço é o mais moderno do tipo na América Latina.

Com a instalação do Safety Center, a fábrica em Betim passa a ter autonomia completa para projetar um veículo do início ao fim. O espaço tem uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até quatro toneladas a 100 km/h.

Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.

Para o diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina, Marcio Tonani, “o Safety Center é uma importante conquista, que confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e maior agilidade no desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente.” O novo espaço também coloca a empresa em posição privilegiada diante dos requisitos que virão dentro do programa Rota 2030.

Autossuficiência

Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento) somado aos esforços de uma equipe composta por 50 profissionais, o Safety Center Betim foi gerado em menos de um ano para realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.

Até este momento, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos. “Com o Safety Center em Betim, ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”, afirou o gerente de Conceito de Veículo, Silvio Piancastelli.

O espaço é a parte que faltava para que a FCA Latam fosse totalmente autônoma na criação e desenvolvimento de carros. O primeiro modelo do grupo desenvolvido 100% na América Latina foi o Novo Fiat Uno, concebido em 2008 e lançado em 2010, e cases como Toro, Argo e Cronos marcaram essa evolução. “Com o laboratório, há também o complemento do know-how dos engenheiros da região LATAM”, completa Piancastelli.

Do virtual para o mundo físico

Outro aspecto importante do novo centro é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.

O auxílio da realidade virtual, por exemplo, faz com que o desenvolvimento de veículos ganhe em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D. Assim, o carro físico já vai para os testes com todo a retaguarda da engenharia e maturidade adquiridas no processo, o que reduz a quantidade de ajustes a se fazer.

Com informações da FCA.

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