Exposição “Como Crianças”, de Maria Antônia Albuquerque, celebra a infância e suas cores

Nostalgia e diversidade marcam as obras da mostra “Como Crianças”, exposta no saguão do Fórum de Betim até a próxima quinta-feira (25). A exposição é assinada pela jovem artista betinense Maria Antônia Albuquerque (@kueii.i), de 17 anos, responsável pelos desenhos e ilustrações digitais que colorem o espaço. 

A exposição faz parte da programação da Semana do Servidor da instituição, cuja solenidade de lançamento ocorreu nesta segunda-feira (21). O evento contou com a presença do juiz diretor do foro da Comarca de Betim, Carlos Márcio de Souza Macedo.

COMO CRIANÇAS

Em “Como Crianças”, a artista convida o público a embarcar em uma viagem visual pelas múltiplas formas e cores da infância. A mostra reforça a importância da diversidade cultural e racial desde os primeiros anos de vida e busca despertar memórias nostálgicas dos dias simples e coloridos da infância. Dividida em duas partes, a exposição explora a riqueza da diversidade brasileira e a nostalgia dos desenhos animados que marcaram sua geração. 

A primeira parte da mostra traz obras físicas que revelam a beleza e a singularidade das diferentes crianças brasileiras, fruto da diversidade étnica e misturas de nosso país. Através de cada rosto, a artista busca capturar a pluralidade de cores e raças que compõem o mosaico da infância no Brasil.

A segunda seção da exposição é composta por ilustrações digitais que remetem à leveza dos desenhos animados. As obras transportam a artista e seus personagens para os mundos de “Hora de Aventura” e “Scott Pilgrim”. “Nas minhas ilustrações, gosto de explorar a sensação de felicidade que os desenhos trazem e como a vida é melhor com arte”, conta a artista Maria Antônia Albuquerque. 

JOVEM ARTISTA

Essas ilustrações não são apenas homenagens nostálgicas às animações que marcaram seu passado, elas apontam para o futuro da artista, um sonho de infância que a jovem vem trabalhando para se tornar realidade. Aos 17 anos, “Gosto muito de ilustração e animação, e meu sonho é transformar essa paixão em carreira”, disse a jovem.

A betinense Maria Antônia de Albuquerque tem 17 e desenha desde a infância. A artista se dedica, principalmente, às artes digitais — área em que pretende seguir carreira e melhor explora sua criatividade e personalidade. “Na maior parte do tempo faço obras digitais. Gosto de criar figuras humanas e personagens que refletem minha personalidade, interesses e vivências.” 

Sobre sua primeira exposição, a jovem destacou a felicidade com o retorno positivo do público e seu desejo de seguir participando de exposições, com o desenvolvimento e amadurecimento de sua obra. “Foi muito bom ver que as pessoas gostaram e se interessaram pelo que eu fiz. Essa exposição me fez ter mais certeza de que é essa área que eu quero seguir e que, no futuro, eu possa participar de outras com mais técnica e prática”, concluiu a jovem artista.

EXPOSIÇÃO “COMO CRIANÇAS”
Local: Saguão do Fórum de Betim (R. Prof. Osvaldo Franco, 55, Centro)
Até quinta-feira (24)
Entrada franca
Horário para visitação: de 12h às 18h

Obras da primeira e segunda seção da mostra “Como Crianças” / Divulgação
Exit mobile version