Iniciativa será realizada pelo projeto de responsabilidade social da instituição, o Raízes Beta
Nesta semana, a Fundação Beta deu início ao projeto Raízes Beta. O projeto de responsabilidade social da instituição vai implantar o Observatório Municipal do Servidor voltado ao povo negro de Betim. A iniciativa será desenvolvida em parceria com fundações e institutos de pesquisa, com o objetivo de levantar informações e dados técnicos sobre a realidade dos servidores negros da cidade. A Fundação Beta é um órgão da Prefeitura de Betim voltado à inovação, transparência e tecnologia.
O projeto contará com rodas de conversa, estudos técnicos e análises comparativas, que vão subsidiar a formação de um painel de informações. O material será entregue até novembro deste ano, em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20.
Para a superintendente de Igualdade da Prefeitura de Betim, Iracema de Assis, o Observatório será um marco na valorização da diversidade no serviço público. “Estamos construindo um instrumento para dar voz e visibilidade aos servidores negros. Não se trata apenas de registrar números, mas de compreender trajetórias, desafios e conquistas. O Observatório vai nos permitir indicar caminhos para que o governo e as entidades de classe promovam mais oportunidades e menos discriminação.”
Nykison Linhares, presidente da Fundação Beta, destacou que a iniciativa está alinhada às diretrizes da gestão do prefeito Heron Guimarães, que tem como pilares a valorização das pessoas e a tomada de decisões baseadas em dados.
“Nosso objetivo é oferecer subsídios concretos para que as políticas públicas desenvolvidas por nosso prefeito sejam direcionadas de forma justa e eficiente. Ao entendermos melhor o perfil dos servidores negros, poderemos propor investimentos que fortaleçam a equidade e a valorização da diversidade no serviço público de Betim. A entrega em novembro tem um valor simbólico profundo, porque conecta o conhecimento produzido com a luta histórica que o Dia da Consciência Negra representa”, disse o presidente da instituição.
O Observatório Municipal do Servidor voltado ao povo negro será o primeiro desenvolvido pelo projeto Raízes Beta. Experiências semelhantes já foram implementadas em cidades como Salvador e Belo Horizonte, onde núcleos de promoção da igualdade racial contribuem para a formulação de políticas públicas e programas de inclusão.
PROJETO RAÍZES
O Raízes Beta é um projeto de responsabilidade social da Fundação, criado com o objetivo de realizar ações alinhadas ao escopo de trabalho da instituição. A iniciativa busca promover contribuições diretas para a sociedade, especialmente nas áreas social, de desenvolvimento humano e cultural, fortalecendo o compromisso da Fundação Beta em unir inovação, escuta comunitária e valorização das pessoas em todas as suas frentes de atuação.
