Novos postes de iluminação LED fazem parte das intervenções
O Horto Municipal, um dos principais equipamentos públicos esportivos de Betim, segue recebendo da gestão municipal diversas melhorias. A mais recente delas é um novo projeto de iluminação, com a instalação de 57 novos postes com a tecnologia LED – mais potente, econômica e sustentável – substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio. As intervenções tiveram início nesta quarta-feira (31) e estão sendo realizadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos,Transportes e Trânsito (Ecos). A previsão é que os serviços sejam concluídos em 30 dias.
As melhorias incluem a implantação de 1.995 metros de rede de energia, substituindo a existente, que foi objeto de depredação ao longo dos anos. Incluem ainda o cadastramento e a identificação dos novos pontos de iluminação pública instalados no local.
No início de janeiro o equipamento recebeu os serviços de capina e roçada para abrigar com mais qualidade as atividades oferecidas pela programação especial de férias da Secretaria Municipal de Esportes e também para preparar o espaço para o retorno das aulas do programa Viva o Esporte.
Além disso, foi construída na portaria do equipamento nova guarita com blindex e bancada em granito para o controle de acessos. A estrutura conta com instalação elétrica e de rede de dados, além de um banheiro exclusivo para a Guarda Patrimonial. As intervenções incluíram ainda a construção de uma rampa de acessibilidade, a reforma do piso da entrada do equipamento e a instalação de um novo portão social para reforçar a segurança no local.
O Horto passou a contar, também, com uma nova quadra de areia com alambrado, e um novo playground adaptado para pessoas com deficiência. Todas as intervenções foram concluídas neste mês.
“O trabalho conjunto entre a Secretaria de Esportes e a Ecos tem trazido grandes avanços para os equipamentos esportivos do município, desde a iluminação e as reformas dos campos de futebol amador e, agora, com as intervenções no Horto Municipal. Nossa proposta é deixar esses ambientes mais acolhedores e seguros não apenas para os esportistas, mas para toda a população de Betim”, disse o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.
MAIS REFORMAS
O prédio onde atualmente funciona a sede do programa Viva o Esporte será inteiramente reformado depois do Carnaval. As salas serão ampliadas e cada uma abrigará um profissional do Viva o Esporte para atendimento aos alunos. As obras contemplarão ainda os vestiários, o telhado e a cobertura da área externa, que será ampliada para possibilitar atividades em grupo.
“A modernização da iluminação, com a instalação de luminárias de LED, não só proporcionará maior eficiência durante as atividades noturnas, mas também cria um ambiente mais seguro para as práticas esportivas. Isso é fundamental para a população e para os alunos do programa Viva o Esporte, que terão acesso a condições ideais para desenvolver suas habilidades. Além disso, as melhorias na entrada, a construção de uma quadra de areia e um playground adaptado para pessoas com deficiência reforçam o compromisso da prefeitura em oferecer espaços inclusivos e acessíveis para toda a comunidade”, destaca a secretária municipal de Esportes, Erika Brant.