Município ficou entre os três melhores de Minas nos quesitos “Sustentabilidade” e “Governança, eficiência fiscal e transparência”
No último dia 11, aconteceu a etapa mineira do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. Igarapé ficou entre os três melhores municípios em dois pilares da premiação, nos quesitos “Governança, eficiência fiscal e transparência” e “Sustentabilidade” na categoria de cidades de 30 a 100 mil habitantes. O concurso é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com participação do governador Romeu Zema.
A PREMIAÇÃO
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 contemplou os municípios melhor avaliados em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A avaliação é realizada a partir do cruzamento de dados do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) combinado à análise de projetos de sucesso enviados pelos municípios. Com utilização de algoritmos, a plataforma condensa o resultado de 62 indicadores em uma pontuação final que pode ser aumentada através do envio de projetos qualitativos encaminhados pelas prefeituras — que valem um acréscimo na nota caso sejam constatados seus impactos.
Para a premiação, as categorias são divididas por pilares e também por tamanho do município, divididas em cidades com até 30 mil habitantes, de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil. A inscrição das cidades é automática e, dos 853 municípios mineiros, 41 foram os finalistas desta edição.
O governador Romeu Zema, presente na solenidade, destacou a relevância desse tipo de iniciativa para incentivar boas práticas de gestão. “Alguns prefeitos têm se destacado em alguns quesitos e nada melhor que uma premiação como esta para divulgar o que é bem-sucedido para todo o estado e todo o Brasil. Aqueles que executam um bom trabalho à frente dos municípios devem ser copiados. Portanto, este evento serve como divulgação e propagação de boas práticas,” destacou o governador de Minas Gerais.
IGARAPÉ
O município de Igarapé foi representado pelo vice-prefeito Daute Henriques na solenidade realizada no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A cidade ficou entre as três melhores colocadas nos pilares “Governança, eficiência fiscal e transparência” e “Sustentabilidade” entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes.
Dautinho, como é conhecido o vice-prefeito, comemorou o resultado de destaque do município, dedicando o prêmio à população, aos servidores e aos vereadores da cidade. “É muito bom ter nosso trabalho recompensado em menos de dois anos de gestão. Dedicamos esse prêmio a todos os servidores que ajudam, diariamente, a colocar em prática nossos projetos para uma cidade melhor; aos nossos vereadores por buscarem entender, cobrar e incentivar projetos de melhorias; e à nossa população que merece cada esforço para fazer Igarapé uma cidade cada dia melhor e, agora, em destaque no cenário estadual”, ressaltou o vice-prefeito.