Igarapé ultrapassa 90 casos confirmados de Covid-19 e reforça combate ao vírus

0
697
Fiscalização, nova UBS e restrição a pontos turísticos têm ajudado no combate à Covid-19. Foto: Prefeitura de Igarapé.

Nova UBS, fiscalização e restrição de ponto turístico têm auxiliado na luta contra o novo coronavírus 

De acordo com o último boletim disponibilizado pela prefeitura, nesta quarta-feira 1º de julho, em Igarapé há 95 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 52 pessoas já se recuperaram e 43 estão sendo acompanhadas. No município já são 842 notificações, com 253 casos descartados para o novo coronavírus e 494 pessoas em isolamento domiciliar por 14 dias.

Diferente de alguns municípios que faz divisa, como São Joaquim de Bicas e Betim, a cidade não registrou nenhum óbito pela doença até o momento. Ações como fiscalização intensificada e restrição de ponto turístico têm contribuído para a contenção do vírus na cidade.

No último dia 26, a prefeitura entregou à população do bairro Resplendor, a sede própria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vantuil do Nascimento. Devido à pandemia da covid-19, não houve cerimônia de inauguração, apenas ato simbólico. O local já está funcionando.

Devido à pandemia da covid-19, não houve cerimônia de inauguração, apenas ato simbólico. Prefeitura de Igarapé.

“A cada novo equipamento entregue à população, sempre lembro que instalações mais confortáveis são muito importantes, mas não adianta obra moderna se não houver bom atendimento. Por isso, tenho certeza que as pessoas atendidas aqui também serão muito bem tratadas pelos servidores”, disse o prefeito Carlos Alberto da Silva (MDB)

Fiscalização

De acordo com dados fornecidos pela administração municipal de Igarapé, desde o início da pandemia até o dia 22 de junho, a equipe de fiscalização realizou mais de 2,5 mil vistorias. Desse total, 447 comércios foram notificados por irregularidades e 52 multados por reincidência. As notificações ocorreram em 37 diferentes bairros do município. “A cada inspeção, os fiscais alertam que a persistência no descumprimento das normas pode levar à interdição do estabelecimento”.

Fiscais alertam que a persistência no descumprimento das normas pode levar à interdição do estabelecimento. Foto: Prefeitura de Betim.

O trabalho dos fiscais consiste em plantões à noite, sem pausa para feriados e fins de semana, realizando visitas aos estabelecimentos de serviços essenciais permitidos a manter o funcionamento, como supermercados, padarias, restaurantes, sacolões, farmácias igrejas, obedecendo as normas dos decretos expedidos pelo Executivo em março.
Cidadãos interessados em efetuar algum tipo de denúncia devem realizar essa ação através dos telefones: (31) 3534-5649 e 9 8390-3316. Além de ligação, o WhatsApp também pode ser utilizado.

Os sites: www.igarape.mg.gov.br/ouvidoria; ouvidoria@igarape.mg.gov.br também estão à disposição para quem quiser denunciar irregularidades nos comércios.

Pedra Grande

Devido ao grande número de visitas vinha ocorrendo na Pedra Grande, em Igarapé, neste período de pandemia, em que a recomendação de isolamento social é imposta a fim de evitar aglomerações e, assim, a propagação da Covid-19, a prefeitura publicou, no dia 17 de junho, o Decreto de Número 2.360 que proíbe a circulação de pessoas no local.

Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande é tombado como patrimônio cultural de Igarapé. Foto: Prefeitura de Igarapé.

Desta forma, a administração municipal de Igarapé determinou o impedimento de acesso ao Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande por qualquer meio de transporte, para qualquer atividade de cunho turístico, de lazer ou religiosa.

Conforme o texto, a subida ao local só pode ser feita por agentes da segurança pública, da fiscalização municipal e por pessoas designadas pelo proprietário da área. “Quem insistir em acessar a área da Pedra Grande poderá responder por crime previsto no Código Penal Brasileiro”, afirma a prefeitura.

Patrimônio Cultural

O Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande é tombado como patrimônio cultural de Igarapé. Conhecido pela fauna e flora diversificadas, o local também dispõe de topografia favorável à prática de esportes radicais, motivos que levam o espaço a atrair centenas de turistas. Com 1.434 metros de altitude, a Pedra Grande está situada na Serra de Itatiaia, no limite dos municípios de Igarapé, Mateus Leme e Itatiaiuçu.