Igarapé pede por doações de cilindros para armazenamento de oxigênio

0
421
Até a manhã desta segunda-feira (22), a prefeitura revelou já ter recebido seis cilindros por meio de doadores. Foto: Internet/ Divulgação.

Prefeitura deseja estocar o gás para tratamento de Covid-19, mas não há fornecedores disponíveis de vasilhames

Mais uma cidade sofre com o reflexo de aumento de casos de Covid-19 em Minas Gerais. Em Igarapé, a prefeitura fez um apelo por doações ou empréstimo de cilindros para armazenar oxigênio.

Neste domingo (21), a administração municipal realizou o pedido pelas redes sociais, e aproveitou para esclarecer que o fornecimento do gás (O) está em dia, contudo não há vasilhames suficientes para ampliar o estoque como medida preventiva em um momento de elevação de casos de infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com informações, na última semana, a cidade, com pouco mais de 43 mil habitantes, de acordo com o IBGE, contabilizou 112 novos casos de Covid-19.

Mesmo com o reforço de adicionar mais sete leitos para casos de coronavírus na UPA da cidade, o Cecovid – hospital de Campanha exclusivo para Covid-19, está com todos os 15 leitos ocupados, sete para atendimento clínico e observação e oito para pacientes em situação mais grave, mas que dispensam respiradores.

No total, três pessoas estão respirando a base de ventiladores pulmonares no município. Todos internados na UPA.

Atualmente, em razão da grande procura e utilização de oxigênio em toda MG, os fornecedores estão com falta de recipientes em estoque, ou seja, mesmo que a prefeitura queira comprar, de acordo com órgão do executivo municipal, não há oferta no mercado.

“Para que nossa cidade não fique sem esse socorro essencial aos doentes, pedimos, a quem tiver, doação ou empréstimo, dos cilindros (balões)”, solicita a prefeitura no post em uma rede social. “Ampliamos o número de leitos para atender a Covid-19 e reforçamos as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus”, enfatiza.

O anúncio ainda deixa claro que apesar de Igarapé receber auxílio de Betim para transferência de casos graves, o município já foi comunicado pela prefeitura betinense que não tem mais condições de receber novos pacientes igarapeenses.

“Precisamos de conseguir mais cilindros, para garantir socorro emergencial à nossa população. É uma questão de salvar vidas”, ressalta a prefeitura de Igarapé.

Como doar

As pessoas que quiserem doar devem entrar em contato no telefone: (31) 35341648 ou pelo telefone (31) 9 9289-9437.

Até a manhã desta segunda-feira (22), a prefeitura revelou já ter recebido 15 cilindros por meio de doadores e também ressaltou que outras pessoas já estão entrando em contato para oferecer mais vasilhames.

Boletim Epidemiológico

De acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Igarapé 1.642 pessoas já foram contaminadas com Covid-19. Atualmente, 1.069 estão curados e 541 em acompanhamento, Na cidade 32 pessoas já foram vítimas do novo coronavírus.