Cerca de 750 moradores participaram das ações preventivas da mineradora no primeiro semestre deste ano

As Defesas Civis de Igarapé e São Joaquim de Bicas, com apoio da Mineração Morro do Ipê, realizaram, no último sábado (8), um simulado preventivo nas cidades. As sirenes de alerta foram acionadas das 10h às 10h30, acompanhadas de uma mensagem de voz informando que se tratava de um simulado. Ao todo, aproximadamente 730 pessoas participaram desta ação.

Equipes a serviço da mineradora estiveram previamente em alguns bairros das cidades para a distribuição de um material informativo com orientações para os moradores sobre a realização deste simulado. Faixas e cartazes foram fixados nos bairros, um carro de som circulou nas áreas com o intuito de convidar a população e representantes da Ipê, juntamente com a Defesa Civil municipal, participaram de entrevistas na rádio local.

No momento do simulado, ao ouvir a sirene, os participantes seguiram o protocolo de se direcionar ao caminho orientado pelas rotas de fuga em direção aos pontos de encontro, portando somente o documento pessoal.

A partir de um posto de comando, a equipe da mineradora, representantes das Defesas Civis de Igarapé, São Joaquim de Bicas, Betim e Esmeraldas, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Estado e outras autoridades acompanharam e avaliaram a ação em tempo real.

Esse é o segundo simulado realizado pela Mineração Morro do Ipê em 2024. No dia 17 de abril, a empresa promoveu o treinamento preventivo nas regiões do Quéias e Vale do Ingá, em Brumadinho. A Morro do Ipê também realizou quatro seminários orientativos para a população de Brumadinho, Igarapé e São Joaquim de Bicas nos meses de abril, maio e junho. Nas ocasiões, a comunidade teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Todas as atividades foram transmitidas ao vivo e podem ser assistidas pelo Youtube:

O simulado é um treinamento de uma situação hipotética de emergência de um caso de risco iminente de rompimento de barragens, que faz parte do PAEBM. É uma medida preventiva com objetivo de orientar a população sobre como agir em caso de uma emergência dessa natureza. Esses treinamentos devem ser realizados anualmente nas áreas que compõem a Zona de Autossalvamento (ZAS).

Importante ressaltar que as barragens da Morro do Ipê estão desativadas, seguras e estáveis. Mais informações sobre as nossas barragens podem ser consultadas no site: https://barragemipemineracao.com.br

APLICATIVO

Um novo aplicativo gratuito, que reúne as informações atualizadas e em tempo real das áreas de risco, também foi informado a população. Desenvolvido pelo IBRAM, CEMIG e Mining Hub, em parceria com a Morro do Ipê e outras empresas do segmento, o app PROX permite que os usuários acessem e acompanhem a localização das barragens, rotas para os pontos de encontro, entre outras funcionalidades.

Exit mobile version