Nova turma de Mecânicos de Máquinas Industrial é composta por 90% de pessoas negras
No último dia 18 de outubro, foi formada a nova turma de Mecânicos de Máquinas Industriais do IFMG Betim, composta por 90% de pessoas negras. O curso faz parte do projeto Autonomia e Renda da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul).
A iniciativa busca realizar ações de impacto social, oferecendo qualificação profissional e bolsa-auxílio a estudantes de comunidades historicamente vulneráveis, como a população negra (pessoas pretas e perdas), que enfrenta desigualdades significativas em termos de educação e emprego. “Esse programa vai além da qualificação técnica; ele é uma oportunidade de transformação social, ajudando a promover igualdade no mercado de trabalho e acesso a novas possibilidades de vida”, disse Sílvia Almeida, coordenadora geral do programa no IFMG.
PROGRAMA
A nível nacional, o Programa Autonomia e Renda pretende ofertar aproximadamente sete mil vagas dos cursos de formação profissional nos níveis técnico subsequente ao ensino médio e de qualificação profissional. As capacitações estão relacionadas ao eixo tecnológico de controle e processos industriais. O objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, como Betim.
As vagas são destinadas, preferencialmente, para pretos e pardos, mulheres, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas transgêneros, transexuais ou travestis, e pessoas refugiadas. Com essa política de distribuição de vagas, o curso de Mecânicos de Máquinas Industrial ofertado em Betim iniciou no dia 18 de outubro com 90% de pessoas negras entre os 30 contemplados.
CURSO
As atividades do curso de Mecânicos de Máquinas Industrial ofertado pela parceria da Petrobras com o IFMG Betim são de 10 meses, de modo presencial, com carga horária de 452h. Os participantes recebem bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio é de R$ 858 mensais.
O diretor geral do Campus Betim do IFMG, Reginaldo Vagner Ferreira, reforçou o que essa oportunidade pode representar, tendo em vista que o curso oferece não só a qualificação e o auxílio, mas também acompanhamento psicossocial e reforço de outras disciplinas. “Para muitos, essa oportunidade representa a chance de ingressar no mercado de trabalho formal e de melhorar suas condições de vida, ampliando suas perspectivas de renda”, conclui Ferreira.