Parque Industrial de Betim é inaugurado

0
512
Foto: Área do Parque Industrial de Betim - Log / Divulgação

Com área de 6 milhões de m², espaço pode atender até 130 empresas e gerar 10 mil empregos diretos

No último dia 13, inaugurou-se o Parque Industrial de Betim. O espaço é um marco para a cidade, para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e para o estado de Minas Gerais. O empreendimento da empresa Log, uma das maiores desenvolvedoras e locadoras de galpões logísticos do país, pode gerar até 10 mil empregos diretos. São 6 milhões de m², com 2,7 milhões de m ² de área locável, comportando até 130 empresas.

O Parque Industrial de Betim dispõe de 160 lotes industriais, com infraestrutura para receber três tipos de negócios: locação de galpões logísticos de alto padrão, venda de loteamentos industriais e built to suit (BTS) — formato no qual o imóvel é construído já prevendo as necessidades da operação.

Para o CEO da Log, Sergio Fischer, o empreendimento pretende compor uma das rotas logísticas mais importantes do Brasil. “O Parque Industrial de Betim é um marco na história da Log para a indústria brasileira. Ele integra uma nova rota logística no Estado, com perspectiva de ser uma das mais importantes do Sudeste e do país. Acreditamos que o empreendimento seja capaz de tornar as empresas mais competitivas, reduzindo custos de produção, além de fomentar novos modelos de negócios na região”, disse.

Prefeito de Betim, Vittorio Medioli, e CEO da Log, Sergio Fischer – Log / Divulgação

CARACTERÍSTICAS DO PARQUE 

O complexo reúne projetos industriais para oferecer soluções inteligentes e sustentáveis a empresas dos mais diversos portes e segmentos. Dos 6 milhões de m² do parque, 2 milhões de m² são de área verde preservada, composta por reservas de matas, fauna e flora nativas da região. O empreendimento conta, também, com trechos de ciclovias, oferecendo uma opção segura, saudável e econômica para os trabalhadores se locomoverem no interior do complexo.

Para os 2,7 m² de área bruta locável, com capacidade de sediar 130 empresas de diversos setores, está previsto um investimento de até R$ 500 milhões. Com isso, a Log estima que até 10 mil empregos diretos podem ser criados com o pleno funcionamento do parque.

O Parque Industrial de Betim tem uma localização estratégica, construído entre as duas principais rodovias mineiras, a BR-381 e a BR-262, que ligam Belo Horizonte a São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. Também está próximo às alças oeste e sul do Rodoanel Metropolitano, o que irá facilitar o escoamento da produção para as principais rotas e mercados consumidores nacionais.

Algumas empresas já estão sediadas no novo complexo e outras estão se instalando. A Belgo Bekaert, maior produtora de arames de aço do país, migrou seu centro logístico de Minas Gerais para o empreendimento, e teve seu espaço de 10 mil m² construído pela Log. Outras empresas são a Mauari, fábrica de artefatos plásticos para uso industrial, Vilma Alimentos, uma das maiores indústrias alimentícias do país, Grupo Buzzatos, desenvolvedora de projetos arquitetônicos e fabricação de mobiliários, e a Transbrasil, empresa de transporte logístico.