Vias promovem a a ligação entre as regiões Central e PTB
Nesta semana, estão sendo realizadas obras de pavimentação e recapeamento de duas vias que promovem a ligação entre diferentes bairros na região Central e PTB, e a futura extensão da Via Expressa. As intervenções acontecem nas ruas São Bento e Maria Madalena de Melo, como medida viabilizadora do empreendimento industrial. A previsão da Prefeitura de Betim é que sejam concluídas em 15 dias.
A Rua São Bento, que faz a conexão entre a BR 381, na altura do bairro São João, no Contorno de Betim, a rotatória elíptica na via principal (Via expressa) do Parque Industrial, e o bairro Kennedy, passou por um recapeamento em cerca de 700 metros. Já a Rua Maria Madalena de Melo faz a conexão do Parque com o Conjunto Habitacional José Gomes de Castro, no bairro Cruzeiro, na região do PTB, sendo um importante acesso ao bairro pela rodovia 381. Com aproximadamente 270 metros de extensão, a via, que antes era de terra, recebeu pavimentação asfáltica nesta semana e será finalizada com sarjetas, redes de drenagem e meio-fio.
Há um ano, a Prefeitura de Betim inaugurou o túnel homônimo que fica na entrada do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha, às margens da BR-381, entre os bairros São João e Santa Cruz. O túnel faz parte de um conjunto de obras viárias, incluindo a continuação da Via Expressa, que terá mais de 20 km de extensão. O complexo viário de trânsito rápido unirá os principais pólos logísticos da região metropolitana em vias construídas que ligarão a região central de Belo Horizonte a Brumadinho (Inhotim), passando por Betim, que já abriga um extenso parque industrial.
A construção do túnel foi fruto de contrapartida da iniciativa privada. A obra dá acesso aos veículos que transitam pela BR 381 ao trecho de 3,3 km de vias construídas que levam ao Contorno de Betim. O empreendimento integra a malha viária do município, incrementando a mobilidade urbana e valorizando regiões de Betim como a do Citrolândia e a do bairro Bandeirinhas.
Já a obra de continuação da Via Expressa é um projeto da Prefeitura de Betim, que conta com a parceria do Governo de Minas e dos municípios de São Joaquim de Bicas e Brumadinho, e será executado por meio de parceria público-privada. O complexo viário encurtará distâncias e permitirá um trânsito mais ágil, reduzindo consideravelmente o fluxo da BR-381 e do Anel Rodoviário. Além disso, o projeto impulsionará o desenvolvimento econômico da região, permitindo acesso fácil ao Aeroporto em construção no município e ao Instituto Inhotim.