O novo modelo foi apresentado como conceito há dois anos. Agora, apareceu no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI
A fabricante alemã de automóveis Volkswagen patenteou o desenho da picape Tarok no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. O modelo, que já havia sido apresentado em forma de conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, tem a previsão de chegar no Brasil em 2021. A nova picape alemã irá concorrer diretamente com o Fiat Toro.
Em entrevista cedida ao portal de notícias, G1, a Volkswagen Brasil disse que irá revelar mais detalhes num momento adequado. E confirmou que o novo veículo será lançado no mercado brasileiro num futuro próximo, tendo apenas algumas modificações. A montadora enalteceu que o potencial da nova picape é imenso, sendo assim, o conceito também poderia se adequar a outras regiões do mundo.
O estilo do modelo registrado segue de maneira fiel o que foi apresentado em 2018 como conceito. Exceto por alguns detalhes que, aparentemente, ficaram mais reais. Por exemplo, a configuração de rodas e pneus que, no conceito, tinham vocação “lameira”. É provável que até o lançamento oficial a Tarok receba algumas alterações.
A picape exibida no salão há 2 anos, possuiu 4,90 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos. A capacidade de carga é de 1 tonelada. Estes números, por coincidência ou não, são medidas idênticas às da Fiat Toro. O modelo conceito ainda era equipado com motor 1.4 turbo de 150 cavalos.
Entretanto, a empresa alemã pode conquistar o público em detalhes singulares. A picepe oferece entrada de USB e tomadas em um nicho na caçamba. Além do rebatimento dos bancos traseiros, que revela uma espécie de “fundo falso” na carroceria. Sendo assim, ao abaixar uma tampa o compartimento de carga agrega quase um metro de profundidade.
Plataforma Comum
A picape Tarok será mais um modelo a usar a plataforma MQB. Da linha atual da marca Polo, Virtus, Jetta e Tiguan. Contudo, por se tratar de um veículo voltado para o trabalho, a Volkswagen confirma que promoveu diversas mudanças a fim de aumentar a robustez do novo carro.
A empresa ainda não confirmou se o novo modelo será produzido nas unidades São Bernardo do Campo (SP) ou em São José dos Pinhas (PR), ambas já recebem a plataforma citada anteriormente.