Projeto Arte Afro oferece oficinas culturais em Igarapé

0
1850
Boneca confeccionada pela artesã / Raphaela Ambrósio de Faria

As atividades são gratuitas e acontecem online como presencialmente

De 5 de março a 13 de abril, ocorrem as oficinas do projeto Arte Afro em Igarapé. Idealizado e ministrado pela artesã Raphaela Ambrósio de Faria, a iniciativa visa valorizar a cultura afro a partir do diálogo entre campos artísticos e culturais — tendo o artesanato como centro e possibilidade de geração de renda. As oficinas acontecem de modo híbrido, sendo algumas aulas online e outras presenciais. Todas as atividades são gratuitas. O projeto é um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura Municipal de Igarapé e viabilizado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Raphaela vem de uma família de artesãs, costureiras e artistas, e desde de muito nova tem buscado cada vez mais se aperfeiçoar em suas atividades. A idealizadora do projeto acredita na força do seu ofício. “Em todo artesanato você consegue transmitir alguma coisa, algum sentimento. Cada peça traz uma história”, destaca a artesã.

Com o projeto Arte Afro, Raphaela pretende que as peças trabalhadas nas oficinas tragam histórias que se conectem à cultura afro-brasileira. “Lembrar a importância dessa cultura, mostrar como é viva em nosso dia a dia”, comenta. Também, projeta as possibilidades que o curso pode oferecer, fortalecendo o empreendedorismo  na cidade de Igarapé. “Pensar a arte como fonte de renda, que podemos usar nossa criatividade para fazer coisas incríveis e gerar esse empreendedorismo local”, conclui a artista.

PROGRAMAÇÃO

O Arte Afro conta com uma programação híbrida, com as primeiras oficinas acontecendo de maneira virtual e o segundo bloco de atividades ocorrendo de maneira presencial. As inscrições são gratuitas através deste formulário. Maiores informações podem ser acessadas através do e-mail projetoarteafro@gmail.com.

As aulas online acontecem via youtube, no canal “projeto Arte Afro Raphaela”, disponíveis para todo mundo. Porém, apenas quem realizar a inscrição terá o contato direto e acompanhamento com a professora.

Já as oficinas presenciais acontecem em dois locais diferentes em Igarapé. A Oficina de Grafite, do dia 27 de março, acontece na Praça Miguel Henriques da Silva, no centro da cidade. As demais atividades presenciais ocorrem na Casa de Cultura, R. São Vicente, 1100, bairro Três Poderes.

Cronograma das oficinas online:
05/03 – Oficina de Boneca, às 10h
09/03 – Oficina de Garrafa, às 10h
16/03 – Oficina de Mandala, às 10h
23/03 – Oficina de Estandarte, às 10h

Cronograma das oficinas presenciais:
27/03 – Oficina de Grafite, às 13h30
30/03 – Oficina de Brincos, às 08h30
06/04 – Oficina de Turbante, às 08h30
13/04 – Oficina de Verbetes com frases em homenagem à cidade de Igarapé, às 08h30