UBSs Celso Alves Pedrosa e Nossa Senhora de Fátima são inauguradas em Betim

0
446
"Estamos trabalhando para que a população seja cada vez melhor atendida", disse o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana. Foto PMB/ Reprodução.

Juntas, as duas unidades se tornam referência para aproximadamente 15 mil pessoas

Como já vem ocorrendo nos últimos meses, a cidade de Betim apresentou, no início de agosto, mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A primeira, é a UBS Nossa Senhora de Fátima, entregue pela prefeitura em 4 de agosto. E, após sete dias, em 11 deste mês, a população também foi contemplada com a UBS Celso Alves Pedrosa. Juntas, as duas novas sedes se tornam referência para aproximadamente 15 mil pessoas.

De acordo com a prefeitura, a unidade Celso Alves é um desmembramento da UBS Vila Cristina, que hoje conta com seis equipes do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF). Com essa divisão, os profissionais terão um espaço mais apropriado ao trabalho e poderão oferecer mais qualidade e conforto à população. A nova unidade terá duas equipes de ESF, que estão à disposição de cerca de 7.500 pessoas.

Já a UBS Nossa Senhora de Fátima conta com duas equipes de ESF e é referência para 8 mil moradores da região. A nova sede irá substituir a atual que, até então, funcionava em um imóvel alugado.

Segundo a prefeitura, essas unidades contam, cada uma, com seis consultórios multifuncionais, dois ginecológicos, salas de cuidados básicos e de nebulização, além de espaços para agentes de saúde e para reuniões. Possuem, também, sala para atendimento odontológico, com escovário, máquina de raio-X e área de desinfecção instrumental. Além de ainda disponibilizar salas de vacina, de curativos, de coleta e farmácia com respectiva sala de armazenamento de medicamentos, dentre outras.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, comenta que as novas UBSs fazem parte da reestruturação da rede básica de saúde de Betim, que está garantindo mais eficiência e qualidade na assistência ao usuário. “Estamos trabalhando para que a população seja cada vez melhor atendida e para que os servidores tenham um ambiente de trabalho adequado para prestar um serviço de qualidade”.

A presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Makasturu, enfatiza que “a cidade hoje é um verdadeiro canteiro de obras. E cada uma dessas intervenções têm como objetivo proporcionar mais qualidade de vida à população. Temos o privilégio, agora, de inaugurar mais duas UBSs amplas e modernas. Mas não para por aí. Os moradores da cidade terão mais novidades nos próximos meses”.