Unidades de saúde de Betim funcionam nesta sexta-feira (22) 

0
950
Foto: Prefeitura de Betim / Arquivoa

Atendimento e vacinação acontecem normalmente

A próxima sexta-feira (22) é ponto facultativo no município. Mas, as 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim estarão funcionando para atendimento e vacinação, das 8h às 17h. Serão oferecidos atendimento médico de demanda espontânea e aplicação dos imunizantes contra Covid-19, influenza (gripe) e sarampo. Na quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, as UBSs não funcionam.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, as unidades estarão abertas para atender as pessoas que têm dificuldade de ir às unidades nos dias úteis. “Criamos essa oportunidade para que os cidadãos que ainda não puderam se vacinar ou estão com doses em atraso possam completar o esquema vacinal”, disse.

Neste mês de abril, três campanhas de vacinação estão em andamento simultaneamente – Covid-19, influenza e sarampo. Os imunizantes podem ser aplicados no mesmo dia, não sendo necessário aguardar um intervalo entre as doses. A vacina contra a covid-19 está disponível para toda a população acima de 5 anos, conforme o esquema vacinal de cada idade. Os imunizantes contra a gripe são ofertados para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A vacina contra sarampo é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e também para os trabalhadores da saúde.

Confira o funcionamento das outras unidades de saúde neste feriado

Todos os Centros de Referência em Saúde Mental estarão abertos, na sexta-feira (22), para atendimentos de urgência e emergência. Na quinta-feira (21), somente as unidades com funcionamento 24h – Cersam Teresópolis, Cersam Betim Central e Caps-Ad – terão atendimento.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e Maternidade Pública de Betim, o atendimento de urgência e emergência será normal durante todo o feriado, 24 horas.

Os demais estabelecimentos de saúde do município estarão fechados no dia 21.