Espaço recebeu obras de revitalização e modernização
Após sete anos inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) começa a operar no dia 12 de junho, a partir das 7h. O início do funcionamento poderá ocorrer após as obras de revitalização, iniciadas no início deste ano. De acordo com o diretor de urgência e emergência da UPA Norte, Wesley Andrade, as intervenções já foram concluídas e agora o espaço está sendo mobiliado. Também são instalados os equipamentos, adquiridos novos para a unidade. No total, a capacidade de atendimento será de 13.500 pessoas por mês.
O espaço foi modernizado e recebeu rede de gases de oxigênio medicinal, ar comprimido e à vácuo, que não existia na construção original. Foram refeitos o forro do teto, pois a estrutura havia sido depredada, além dos projetos hidráulico e de prevenção de incêndio. O ambiente também recebeu sistema de climatização.
A UPA tem uma área construída de 1.800 metros quadrados e oferecerá as especialidades de urgência, clínica médica, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais, raio-x, enfermagem e serviço social. Também foi construído um refeitório para uso dos acompanhantes. “Isso não existe em outra UPA em Betim. Atualmente, o acompanhante se alimenta ao lado da cama ou da cadeira do paciente”, disse Andrade.
Pediatria
Um dos destaques, de acordo com o diretor, é o setor pediátrico, construído em ala separada do atendimento comum. Desde o suporte inicial na classificação de risco até os consultórios, coleta e observação, as crianças terão atendimento em setor específico.
“Também haverá uma área para preparação de mamadeiras, brinquedoteca e banheiro infantil adaptado. Tudo torna a assistência para os pequenos mais humanizada”, pontuou. Ele acrescenta que todo o setor pediátrico foi decorado com temas infantis para tornar o ambiente mais confortável para as crianças.
UPA Sete de Setembro
Com o início das operações da UPA Norte, serão remanejados para lá os atendimentos atualmente realizados na UPA Sete de Setembro, no bairro Chácara. De acordo com Wesley Andrade, a unidade não suporta a demanda dos usuários em Betim, já que a estrutura é menor e antiga.
“A capacidade de atendimento da UPA Norte é 60% superior a UPA Sete, além de ser uma estrutura adequada para prestar todo o suporte de emergência”, comparou. Na Sete, por exemplo, não há ala pediátrica separada das demais.
A partir do dia 12, a Unidade no Chácara deixa de prestar atendimentos de emergência, ficando no local apenas os pacientes que estiverem em observação no dia. Eles serão remanejados dentro da rede municipal.
A unidade passa a oferecer raios-x eletivos para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, esses exames são feitos nas UPAs da cidade, tornando mais demorado o processo, já que o fluxo fica misturado com os usuários que buscam atendimento de emergência.
A Unidade também passará por uma rápida reforma para receber o Centro de Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, que atualmente funciona em um prédio alugado pela prefeitura.