Educação Infantil. Foto: Agência Brasil/ Divulgação.

Moradores dos bairros Angola, Citrolândia e Vila Cristina serão contemplados com novas unidades da Educação Infantil

As férias de julho chegaram ao fim e as escolas municipais se preparam para abrir as portas na próxima quinta-feira, 1º. De acordo com informações da secretaria municipal da Educação (Semed), cerca de 40 mil alunos do Ensino Fundamental e 16 mil da Educação Infantil são aguardados nas escolas e nos Centros Infantis Municipais (CIM), além das creches conveniadas do município. O segundo semestre de 2019 será marcado com a entrega de três novas unidades da Educação Infantil para a população nos bairros Vila Cristina, Citrolândia e Angola.

Apesar das aulas começarem no dia 1º, os professores se apresentam um dia antes, na quarta-feira (31), para se dedicarem ao planejamento do 2º semestre letivo de 2019 e traçar novas metas para a área do pedagógico dos alunos. O calendário escolar deste ano prevê o cumprimento de 200 dias letivos e das 800 horas de trabalho escolar no decorrer de 2019. O primeiro semestre finalizou em 29 de junho, e foram 30 dias de férias.

“Durante as férias, as escolas passaram por pequenas reformas, com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e um ambiente de ensino mais confortável aos alunos e, com isso, construir uma educação de qualidade para todos. A Oficina do Bem também seguem com a fabricação e recuperação de mobiliários para as unidades escolares”, afirmou o secretário Municipal da Educação, Pedro Pinto.

Novas creches

Construídas por meio de uma contrapartida das empresas que compõem a Via das Indústrias e da Viação Santa Edwiges, as novas creches serão entregues para os betinenses nos próximos dias e contará com a presença de toda a população para conhecer os novos espaços. As inscrições para as vagas abertas nas três novas creches, localizadas nos bairros Angola, Citrolândia e Vila Cristina, serão na quarta-feira (31) e quinta-feira (1º/8).

Cada uma das creches recebeu um investimento de cerca de R$ 1,25 milhão e terá capacidade de atender até 420 alunos de 0 a 5 anos (creche e pré-escola) em período integral. Tudo isso para oferecer, aos educadores e alunos, um ambiente propício para o desenvolvimento cognitivo das crianças e condições cada vez melhores de trabalho para os profissionais. Vale lembrar que o investimento em educação, com construção e modernização da rede escolar infantil municipal, é um dos compromissos do prefeito Vittorio Medioli para com a população betinense.

O projeto arquitetônico tem assinatura da Ecos e segue o modelo padrão inspirado nas unidades da Fundação Medioli. Na prática, os novos espaços têm capacidade de atendimento quatro vezes maior; custo menor de construção e manutenção; mais conforto e qualidade em relação às creches atuais. “Uma das nossas preocupações nesta gestão é ofertar o melhor com o menor custo e tempo. Ou seja, obras com agilidade, menos recursos, qualidade idêntica ou superior na estrutura e muita excelência nos serviços prestados à população”, afirma a presidente da ECOS, MarinésiaMakatsuru.

Após o Chamamento Público, ficou definido que o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais (IDES-MG) será responsável pela creche no bairro Angola. A classificada para administrar a unidade no Vila Cristina foi a Creche Lar Criança Feliz e o Centro de Assistência Social Ebener irá gerir a creche no Citrolândia.

Vila Cristina e Citrolândia
Com uma área construída de 1.435,9 m², para cada uma, as creches foram planejadas para prover muito mais que o lado cognitivo das crianças, mas também ofertar uma educação voltada para o desenvolvimento de um ser humano integral – o que é primordial durante a primeira infância. Os modernos prédios contarão com 15 salas de aula mais arejadas, dois berçários, fraldário, lactário, vestiários masculino e feminino, vestiários para pessoas com deficiência, cozinha, refeitório, áreas para higienização de alimentos e vasilhames, dispensas para alimentos e vasilhame, dispensa para materiais de limpeza, área de serviço, almoxarifado, secretaria, salas para os professores e diretoria, jardim e pátio externo para o lazer das crianças. A do Vila Cristina fica na rua Passa Tempo e Citrolânci na rua Pedro João José.

Angola

A creche atenderá 354 crianças de 0 a 5 anos. O projeto arquitetônico conta com 14 salas, um berçário, cozinha, refeitório, área para administração, vestiários e quatro banheiros – dois para o uso de pessoas com deficiência (PCD). O terreno tem 2.212 m² e contará com 1.414.25 m² de área construída. A obra tem o investimento de R$ 1,4 milhão e será arcado pela Viação Santa Edwiges, em contrapartida à doação de uma área na Fazenda Cachoeira e Boa Vista, garantida por meio da Lei 5.802, de 2014. A creche fica na rua Sebastião Alves do Vale, no bairro Guarujá.

Outras creches

Com recursos do governo federal, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os bairros Paquetá, Vila Verde, Petrovale, Cidade Verde, Capelinha e Conjunto Habitacional Celso Alves Pedrosa receberão novas unidades, além do bairro Betim Industrial e Alterosas. Ainda não há previsão para as respectivas inaugurações.

Com informações da prefeitura.