Volta às aulas presenciais na rede municipal já tem data marcada em São Joaquim de Bicas e Igarapé

0
307
Foto: Prefeitura Municipal de Igarapé.

Retorno será em regime híbrido, com os protocolos de segurança necessários para evitar a proliferação do coronavírus

A Secretaria Municipal de Educação de São Joaquim de Bicas apresentou o Protocolo de Retomada das Atividades Escolares Presenciais para os profissionais da rede municipal e estadual de ensino, representantes do legislativo, conselho tutelar, motoristas e demais interessados.

O documento foi elaborado por uma equipe multidisciplinar e contou com parceria da Secretaria de Saúde Municipal. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Eunice Maia, as aulas retornarão no próximo dia 20 deste mês, de forma gradual, no regime híbrido, respeitando os protocolos de segurança necessários para evitar a proliferação do coronavírus.

Os alunos atendidos no NEPI retornarão gradualmente, na semana que vem, em 9 de setembro. Já os profissionais que atuam nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) municipais estão sendo capacitados para que seja garantido o cumprimento das medidas sanitárias preconizadas e o atendimento seguro e adequado dos alunos.

Segurança

Eunice também destacou que os ambientes estão sendo ajustados e sinalizados para que as crianças e adolescentes retornem para um espaço seguro e amigável após tanto tempo distante da escola. O protocolo pode ser acessado na íntegra no site da prefeitura: www.saojoaquimdebicas.mg.gov.br.

Igarapé

Após pouco mais de 18 meses de suspensão por causa da pandemia, a Prefeitura de Igarapé definiu o cronograma oficial para a volta às aulas presenciais na rede municipal.

Para o retorno dos estudantes às salas, será adotado o formato híbrido com bolhas – agrupamento de alunos – mediante autorização assinada pelos responsáveis legais desses jovens.

De acordo com a administração municipal, as aulas terão duração diária de quatro horas no sistema de bolhas com revezamento semanal. Todas as escolas estão preparadas para atender aos protocolos sanitários regulamentares.

Vale destacar que nos institutos privados, as escolas que se adequaram aos protocolos já tiveram autorização para reabrir. E, desde 23 de agosto, o retorno das atividades presenciais para alunos de escolas estaduais, com ensino fundamental e ensino médio já havia sido autorizado pelo Governo de MG.

Além disso, o transporte escolar também está adequado para a satisfação dos requisitos de segurança e tempestividade necessárias, como vem sendo feito para atender alunos estaduais em turnos letivos.

Confira o calendário da Secretaria Municipal de Educação com detalhes de retorno de cada faixa etária de ensino:

1) O retorno das atividades letivas dos alunos das escolas municipais da Educação Infantil Maternal II a 2º período, alunos de 3 a 5 anos de idade, e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, de 6 a 10 anos, será no próximo 20 de setembro.

2) O retorno do atendimento às crianças de Berçário e Maternal I, de 1 a 2 anos, é previsto para 4 de outubro deste ano.