Programação acontece entre os dias 12 e 14
Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), preparou um cronograma especial de ações dedicadas à negociação de dívidas e orientações aos moradores da cidade sobre os direitos de consumo. A iniciativa ocorre na próxima semana, de quarta (12) a sexta-feira (14), com atividades no hall e no auditório do Centro Administrativo.
O cronograma tem início com um grande mutirão de negociação de dívidas. Representantes de instituições como Cemig, Copasa, Claro, Itaú, Caixa e Bradesco estarão à disposição dos consumidores no hall da prefeitura para a celebração de acordos ou renegociação de débitos. A ação oferecerá também consultas gratuitas aos serviços de proteção ao crédito (SPC e Serasa) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim, além de assessoria jurídica aos consumidores pela Ordem dos Advogados do Brasil – subsede Betim. Ainda dentro das atividades do mutirão, os cidadãos poderão agendar serviços ofertados pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI), como primeira ou segunda via da identidade – para esta, especificamente, o interessado deve apresentar documento original de certidão de nascimento, de casamento ou de divórcio.
MUTIRÃO
Os serviços ocorrem na quarta (12) e na quinta-feira (13), das 10h às 16h, obedecendo a ordem de chegada dos cidadãos – serão distribuídas senhas de atendimento.
Para ser atendido no mutirão, o cidadão deve ser morador de Betim e apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.
Enquanto aguarda o atendimento, o consumidor receberá uma cartilha com orientações sobre como se proteger de golpes comumente realizados por meio de ligações e mensagens telefônicas, e também pela internet, e como proceder para evitar eventuais importunações por parte de empresas que desejam vender produtos e serviços.
SEXTA (14)
Na sexta (14), das 10h às 17h, a programação é concluída com um ciclo de palestras gratuitas e abertas à população, ministradas por profissionais atuantes em áreas como direito do consumidor e também segurança. Eles vão falar sobre temas como o superendividamento, a atuação do Procon, os novos tipos de golpes catalogados, e sobre como o consumidor deve proceder em diferentes situações que envolvam desde inadimplência até extorsões disfarçadas – veja o cronograma de palestras abaixo.
A superintendente do Procon Betim, Marilene Alves Torres, afirma que a expectativa é realizar centenas de atendimentos por dia. “Estamos empenhados em ofertar aos moradores de Betim, nesta Semana do Consumidor, a oportunidade de negociar ou renegociar dívidas e pendências financeiras, e também de se conscientizar mais sobre direitos, deveres e demais tópicos ligados às relações de consumo. Nosso objetivo é proporcionar alívio para quem está com o CPF negativado, sanando as restrições, e, ao mesmo tempo, tornar esses cidadãos mais preparados para garantir seus próprios direitos e se proteger de golpes”.
Programação – 14/03
10h às 11h – abertura
11h às 11h30 – palestra “Orientação sobre o Procon” com a advogada, Gelle Cassiana Miranda
11h30 às 12h – palestra “Como funciona a fiscalização e como denunciar” com o advogado, Tiago Lucio de Freitas
12h às 14h – intervalo
14h às 14h30 – palestra “Novos golpes” com o advogado, Ives Soares da Cunha Burni
14h30 às 15h – palestra “Como se proteger de golpes”, com o chefe da Secretaria e assessor de Comunicação do 33º Batalhão de Polícia Militar, Renato Alves dos Santos
15h às 15h30 – palestra “Como proceder após não resolução no Procon e onde recorrer” com a advogada, Ana Flávia Sales
15h30 às 16h – palestra “A defesa do consumidor e o superendividamento” com o advogado, Bruno Bulgarelli.