Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde

      Por Da Redação FVP17 de julho de 2026
      Recente

      Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde

      17 de julho de 2026

      Léo Santana e Maiara & Maraisa são atrações confirmadas no Aromas e Sabores

      16 de julho de 2026

      Praça da Matriz recebe festival Igarapé Sabor a partir desta quinta-feira (9)

      8 de julho de 2026
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde

      Por Da Redação FVP17 de julho de 2026
      Recente

      Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde

      17 de julho de 2026

      Léo Santana e Maiara & Maraisa são atrações confirmadas no Aromas e Sabores

      16 de julho de 2026

      Prefeitura inicia instalação de nova sinalização viária na Avenida das Américas

      10 de julho de 2026
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Betim»Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde
    Betim

    Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde

    Da Redação FVP17 de julho de 20266 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    FVP
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Instituição atua na inovação e cria produtos para secretarias e cidadãos de Betim

    Neste mês de julho, a Fundação Pública de Pesquisa e Tecnologia Avançada do Município de Betim, conhecida como Fundação Beta, completa um ano de atividades. A instituição, que conta com 12 servidores — sendo um efetivo — é voltada à promoção da cultura da inovação na gestão pública, com viés educacional, e também atua na criação de serviços e produtos para secretarias e para a população.

    Entre as principais entregas para a população neste primeiro ano de trabalho, estão os portais para acompanhamento de questões relacionadas à área da Saúde, como controle de filas nas UPAs e de procedimentos, além do banco de medicamentos em cada unidade. Na área da gestão pública, estão entre os destaques o serviço dos “Antenas” e a criação dos “dashboards” — áreas de trabalho de visualização gráfica que acompanham o dia a dia das secretarias.

    O presidente da Fundação Beta, Nykison Linhares, reforça os pilares de atuação da instituição. “A fundação é regida por três pilares. O primeiro pilar é o da cultura de inovação. Então, para além das entregas, a gente trabalha o espírito de inovação dentro da prefeitura. Fazemos isso através do segundo pilar, que é o viés educacional, com a realização de cursos e capacitações relacionadas às necessidades de cada setor. O terceiro são as entregas propriamente ditas, os produtos inovadores que criamos para aprimorar a gestão pública e também a qualidade de vida da população”.

    SAÚDE EM TEMPO REAL

    Entre os principais destaques do que impacta diretamente no dia-a-dia da população está o portal UPA Agora, que pode ser acessado pelo site upaagora.betim.digital. Pela plataforma, o cidadão consegue ver, em tempo real, quantas pessoas estão na fila das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com o presidente da Fundação Beta, o portal recebeu mais de 250 mil acessos desde sua criação, no final de março deste ano.

    Nykison Linhares lembra que, além de ser um serviço que atua diretamente no cotidiano das pessoas, o UPA Agora também promove transparência nos dados, o que serve de controle para a própria gestão municipal entender os gargalos dos serviços. “Os dados também trazem um ponto de atenção para o próprio perfeito. Por que o atendimento nessa UPA está demorando tanto? Serve como alerta importante.”

    Outra plataforma importante desenvolvido pela Fundação Beta é o da fila da Regulação da Saúde, disponível pelo link sistemas.betim.mg.gov.br/regulacaosaude. O sistema permite, a partir do CPF, visualizar o tempo da fila de espera dos encaminhamentos da Saúde, como consultas, exames e cirurgias. 

    “Eu costumo dizer que nós tivemos muita coragem para fazer o portal da fila da regulação. Ele escancara a velocidade que aqueles pacientes do SUS estão na fila, quantas pessoas estão nela e há quanto tempo. Com isso, buscar entender porque aquela pessoa está aguardando um exame, uma cirurgia e uma consulta. Quando entregamos isso para o prefeito eu disse, ‘olha, eu não prometo que vou reduzir a fila, mas a verdade você sempre vai saber’. É uma ferramenta importante de transparência”, destaca Nykison Linhares.

    Foi criada, ainda, uma plataforma para acompanhamento dos estoques de medicamentos em cada unidade (estoquemedicamentos.betim.digital). Além da população poder conferir a disponibilidade dos medicamentos que procuram, a ferramenta é muito utilizada na gestão desses itens, pois permite a visualização, também em tempo real, da distribuilão entre as unidades. “É uma plataforma muito utilizada na gestão interna, pois uma unidade pode solicitar, pelo sistema, os medicamentos que estão faltando por lá, mas sobrando em algum outra”, conta o presidente da Fundação Beta.

    FERRAMENTAS DE GESTÃO

    Em termos de gestão, a Fundação Beta destaca o trabalho dos “Antenas”. Assim são chamados os multiplicadores da entidade que atuam em todas as secretarias, que também participam das formações da Beta. “Toda secretaria conta com um representante local, que traz a cultura de inovação e que foi moldado a fazer todo o ciclo de desenvolvimento para inovação. Ele capta as oportunidades e transmite aquilo que a gente deseja”, pontua Nykison.

    No cotidiano da gestão, os “Antenas” somam-se à central de dashboards. Essa ferramenta permite a visualização gráfica de entregas, demandas e necessidades marcadas por cada secretaria.  “Hoje, cada secretaria tem um painel à mão, onde os indicadores — se forem diários, diariamente, se forem mensais, mensalmente — podem ser acompanhados com facilidade. Assim, ao invés do gestor ter de lidar com uma sequência de relatórios, ele tem uma ferramenta que permite fazer comparativos com períodos anteriores e acessar os dados de maneira mais dinâmica”, completa o presidente da instituição.

    Outra ferramenta disponível tanto para cidadãos quanto para a gestão pública é a plataforma Regionais Conectadas (regionais.betim.digital/). Por lá, os cidadãos podem visualizar todos os serviços públicos da sua regional e também solicitar serviços e realizar denúncias. Com a sua implementação, os gestores de cada regional também conseguem sistematizar as demandas que chegam presencialmente de maneira organizada.

    PRESENTE E FUTURO

    O balanço do primeiro ano é positivo para o presidente da fundação, destacando o trabalho relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODSs da ONU). “São 12 meses  em que a gente implantou uma fundação e conseguiu fazer entregas e ser reconhecidos por este trabalho. Participamos da ONU Habitat, apresentando a nossa metodologia 30, um método inovador de organização e entregas em quatro semanas que é aplicável em qualquer secretaria. Com isso, realizamos a primeira conferência dos ODSs no município”, destacou.

    Enquanto instituição também voltada à pesquisa, a chegada da Universidade Federal de Minas Gerais à cidade é comemorada por Nykison. “Em 2027, acredito que a Beta vai ampliar a sua parceria com a academia, com os institutos educacionais. Acreditamos muito que o remédio para a administração pública está nas salas de aulas, começando desde o ensino fundamental até a faculdade, passando pelo ensino técnico. A vinda da UFMG, enquanto Smart Campus, muito nos alegra. A gente tem se aproximado da reitoria para ser esse elo também, para poder aproveitar e beber dessa fonte logo de cara. Acredito que aquilo que a fundação faz hoje, e que o vai fazer, determina muito o rumo de inovação que a cidade vai ser conduzida.”

    Notícias Relacionadas

    Prefeitura inicia instalação de nova sinalização viária na Avenida das Américas

    10 de julho de 2026

    Salão do Encontro oferece cursos gratuitos para jovens e mulheres no Imbiruçu

    9 de julho de 2026

    Nova versão do GissOnline atualiza gestão do ISSQN e amplia segurança para contribuintes

    7 de julho de 2026
    NÃO PERCA

    Fundação Beta completa primeiro ano de trabalho com destaques na Saúde

    17 de julho de 2026

    Edição 637 | 16 a 31/07/2026

    16 de julho de 2026

    Léo Santana e Maiara & Maraisa são atrações confirmadas no Aromas e Sabores

    16 de julho de 2026

    Prefeitura inicia instalação de nova sinalização viária na Avenida das Américas

    10 de julho de 2026

    Salão do Encontro oferece cursos gratuitos para jovens e mulheres no Imbiruçu

    9 de julho de 2026

    Praça da Matriz recebe festival Igarapé Sabor a partir desta quinta-feira (9)

    8 de julho de 2026

    Nova versão do GissOnline atualiza gestão do ISSQN e amplia segurança para contribuintes

    7 de julho de 2026

    Ministério da Educação autoriza credenciamento do campus UFMG Betim

    6 de julho de 2026
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Edição 637 | 16 a 31/07/2026

    16 de julho de 2026

    Léo Santana e Maiara & Maraisa são atrações confirmadas no Aromas e Sabores

    16 de julho de 2026

    Edição 636 | 01 a 15/07/2026

    1 de julho de 2026
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Pessoas de 29 a 26 anos começam a ser vacinadas contra Covid-19 nesta semana, em Betim

    16 de agosto de 2021

    Cães e gatos desabrigados após a tragédia de Brumadinho participam de ensaio fotográfico de Natal

    24 de dezembro de 2021

    Nova Hilux 2021 pode chegar ainda este ano

    4 de novembro de 2020
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2026 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.