Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      Por Da Redação FVP25 de novembro de 2025
      Recente

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      25 de novembro de 2025

      2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

      24 de novembro de 2025

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      4 de novembro de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      Por Da Redação FVP3 de dezembro de 2025
      Recente

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      3 de dezembro de 2025

      Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

      2 de dezembro de 2025

      Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

      1 de dezembro de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Betim»Programa Sementes do Bem vira objeto de estudo de mestrado na Alemanha
    Betim

    Programa Sementes do Bem vira objeto de estudo de mestrado na Alemanha

    Da Redação FVP16 de maio de 2019Atualizado em:16 de maio de 20194 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Estudantes estiveram na prefeitura para conhecer mais sobre o projeto. Foto: Edson Dutra.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Iniciativa será mapeada por estudantes de seis nacionalidades com objetivo de incrementar seus resultados finais

    O projeto de Escola Sustentável, integrante do programa Sementes do Bem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) de Betim, será tema do Mestrado em Gestão de Energia, na Universidade Koln, na Alemanha.

    Representantes do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – South América, organismo internacional que reúne mais de 1.500 cidades em 100 países, estiveram, no dia 10 de maio, na prefeitura de Betim para conhecer de perto o projeto. Ele já foi implantado em duas escolas municipais, envolvendo estudantes, professores e a comunidade local na adoção e aplicação de medidas sustentáveis no seu cotidiano e fomento da responsabilidade ambiental.

    Participam do estudo seis mestrandos da Alemanha, Hungria, Indonésia, Camarões, Bolívia e Argentina, que vão mapear, até agosto deste ano, as ações já desenvolvidas e apresentar propostas para maximizar os resultados. A Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Jardim Teresópolis, é a escolhida para ser o principal objeto do estudo, por ser a primeira instituição a receber, em 2018, o título de Escola Sustentável, pelo programa Sementes do Bem.

    A instituição é hoje referência para as demais instituições municipais por incluir, no seu dia a dia, práticas sustentáveis, como a coleta seletiva; adoção de medidas de eficiência energética; captação de águas de chuva para uso interno; implantação de área para aprendizado e para a prática de compostagem; formação de um pomar, galinheiro e uma horta; e a fabricação de sabão com reaproveitamento de óleo de cozinha.

    “Com o lançamento da primeira escola sustentável já percebemos os reflexos positivos nas ações de sustentabilidade. As coletas seletivas são as que mais se destacaram. As crianças desenvolvem atividades como gincanas e tudo o que é arrecadado é vendido e volta como renda para a escola e até para as famílias de catadores”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednard Tolomeu.

    Escola Sustentável

    O projeto Escola Sustentável faz parte do Programa Sementes do Bem e nasceu do interesse em valorizar as iniciativas e os esforços das unidades escolares, que promovem ações que resultem em benefícios à natureza. De acordo com Ednard, o título de Escola Sustentável é de extrema importância para promover o envolvimento da comunidade com as políticas públicas ambientais.

    “Incentivamos a divulgação dessas ações pelos canais de comunicação da prefeitura e por meio da imprensa. Premiamos aqueles que fomentam a educação ambiental na nossa cidade. As realizações desses eventos colocam o betinense como personagem ativo na formulação das políticas públicas ambientais”, comenta. A Escola Municipal Maria Rita da Silva (Tia Ritinha) é a segunda agraciada com o título.

    Segundo os educadores ambientais, as escolas podem transformar os alunos em agentes multiplicadores da comunidade em que estão inseridos. “O Sementes do Bem é um programa com três eixos: ensino Infantil, fundamental e a mobilização socioambiental. Ele foi lançado com o objetivo de cumprir as estratégias de um planejamento de educação ambiental, cuja meta é criar o hábito sustentável em todas as faixas etárias e gerar resultados em curto, médio e longo prazo”, afirma Ednard.

    O Iclei

    O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 100 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

    A equipe de especialistas ambientais trabalha para oferecer acesso ao conhecimento, a parcerias e capacitações capazes de gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

    O Iclei foi fundado, em 1990, por 200 governos locais de 43 países. O Iclei América do Sul conecta mais de 70 governos associados em oito países a esse movimento global. Em 2018, para continuar construindo fortes relações de apoio com seus associados, o organismo abriu dois escritórios de Coordenação Nacional, na Colômbia e na Argentina respetivamente. O escritório na Colômbia é sediado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA); e na Argentina, é sediado pelo Governo da Cidade de Santa Fé.

    Ao longo destes anos, o Iclei América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

     

    Betim Iclei Meio Abiente Sementes do Bem

    Notícias Relacionadas

    2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

    24 de novembro de 2025

    Guarda Municipal de Betim ministra disciplina em curso nacional de polícia comunitária

    11 de novembro de 2025

    Estação Sismográfica é instalada em Betim para acompanhamento geológico

    10 de novembro de 2025
    NÃO PERCA

    Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

    3 de dezembro de 2025

    Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

    2 de dezembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

    24 de novembro de 2025

    Vila Galé investirá R$ 150 milhões para construção de resort em Brumadinho

    18 de novembro de 2025

    Trem natalino da VLI passa por Betim no dia 27

    18 de novembro de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Ruas de bairros em São Joaquim de Bicas serão asfaltadas

    18 de novembro de 2019

    Prefeitura adquire R$ 80 mil em equipamentos odontológicos

    26 de janeiro de 2024

    São Joaquim de Bicas completa 27 anos de sua emancipação

    21 de dezembro de 2022
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.