Candidato à reeleição quer construir centros de saúde especializados e ampliar número de ônibus municipais
O atual prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves (PP), é candidato à reeleição pela coligação “Igarapé no rumo certo”. Com 59 anos, é casado, tem três filhos e é formado em Processos Gerenciais. Além do mandato vigente, o candidato foi prefeito de 1993 a 1996 e vice entre 2005 e 2008. Na atual gestão, foi premiado no Prêmio Band Cidades Excelentes nos pilares de “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e “Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico”.
Arnaldo concorre à reeleição junto ao seu vice-prefeito, Dautinho (PSD). A coligação “Igarapé no rumo certo” é formada por PP, PSD, PRD, Novo, União Brasil, PL, Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania.
Em entrevista para esta edição especial, Arnaldo Chaves destaca os avanços do município sob sua gestão, apostando na continuidade do trabalho. O candidato à reeleição pretende criar centros de saúde especializados e uma nova UPA, além de ampliar a oferta de ônibus e rotas para o transporte municipal.
Folha Vale do Paraopeba: Qual sua principal proposta para a saúde do município?
Arnaldo Chaves: Nossa principal proposta para a saúde é cuidar das pessoas, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços. Continuaremos investindo em cirurgias e exames para zerar as filas herdadas de gestões anteriores, e vamos criar centros de saúde essenciais. O Centro Municipal de Pediatria oferecerá atendimento especializado para crianças e adolescentes, o Centro de Hemodiálise trará tratamento para pacientes na própria cidade, e a nova UPA ampliada melhorará o pronto-atendimento. Também construiremos quatro novas UBSs e uma nova sede para o CAPS, além de um Centro de Especialidades Odontológicas, garantindo mais saúde e cuidado para todos.
FVP: O que o senhor pretende fazer na área da educação?
AC: Vamos continuar melhorando a qualidade da educação, oferecendo infraestrutura de primeira e valorizando os profissionais, que são a alma do ensino. Continuar a ampliação do ensino em tempo integral com atividades de esporte, cultura e tecnologia, assim como buscar parcerias para trazer ensino técnico e superior ao município. Manteremos a política criada nesta gestão de entrega gratuita de uniformes completos para todos os alunos da rede municipal, além das reformas, revitalizações e construção de novas escolas e creches.
FVP: Quais os planos para o transporte público municipal?
AC: Implantamos a tarifa única de R$ 2 para o transporte municipal, um avanço enorme. Agora, o momento é de reestruturar, aumentando o número de ônibus e rotas, diminuindo os intervalos entre os horários, já que os cidadãos voltaram a usar o transporte devido ao preço baixo. Quanto ao transporte para BH, Metrô e Betim, a concessão é do Estado, mas a dor é do morador que sofre com ônibus de qualidade ruim, horários inadequados e passagens caras. Por isso, já entramos na justiça contra essa concessão, buscando melhorias ou a substituição da empresa.
FVP: Que medidas serão adotadas na área da segurança pública?
AC: Igarapé se destaca pelo investimento em tecnologia para a segurança pública, com mais de 250 câmeras espalhadas pela cidade, que ajudam a reduzir crimes e auxiliam a polícia. O próximo passo é investir em ainda mais câmeras. Vamos ampliar o efetivo da Guarda Municipal, nomeando Guardas Civis do concurso público e implementando bases móveis para melhorar o atendimento nos bairros. Além disso, construiremos uma nova sede para a Polícia Militar, visando a ampliação do efetivo, e trabalharemos para trazer uma Delegacia Regional com plantão 24h. Também implementaremos o Grupamento de Proteção à Mulher, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para oferecer apoio especializado.
FVP: O que o funcionalismo público deve esperar do seu governo?
AC: Hoje, os servidores públicos se sentem valorizados e felizes em seu trabalho. Em nossa gestão, resgatamos o prazer de trabalhar ao colocar em dia os reajustes salariais e planos de carreira, além de oferecer oportunidades de crescimento e capacitação. Continuaremos honrando os direitos do trabalhador, algo que deve ser uma obrigação, mas que prefeitos anteriores não fizeram. Buscaremos convênios com clubes de lazer e cultura e garantiremos um novo ganho real no Auxílio Alimentação.
FVP: Na área da cultura, quais serão as prioridades?
AC: Queremos transformar Igarapé em um destaque no turismo e na cultura. Vamos viabilizar o ecoturismo na Pedra Grande, criando estruturas de visitação que promovam a preservação e a educação ambiental. Também construiremos a Vila Gastronômica, que celebrará a culinária raiz mineira e atrairá turistas com renomados restaurantes. Além disso, promoveremos eventos que valorizem as tradições locais, fortalecendo nossa identidade e atraindo ainda mais visitantes.
FVP: Quais as principais obras de infraestrutura que o senhor pretende realizar?
AC: Uma das obras mais importantes já começou: a urbanização da bacia do Córrego Fundo. O projeto inclui a canalização do córrego, a pavimentação de vias, a construção de calçadas, travessias, espaços de convivência e áreas verdes. Nossas principais propostas também incluem a criação de novas praças, centros esportivos e de lazer, além de melhorias nas áreas de saúde e educação, com a construção de novas unidades de atendimento, escolas de tempo integral e EMEIs (creches).
FVP: O que o senhor pensa para o futuro da cidade?
AC: Igarapé avançou muito nesses quatro anos, e isso é visível para todos. Estou orgulhoso do que conseguimos e quero manter esse bom trabalho. Meu compromisso para o futuro é garantir que nossa cidade continue sendo um lugar onde todos se sintam seguros, com acesso à educação de qualidade e serviços de saúde eficientes. Quero que Igarapé permaneça acolhedora, tanto para os cidadãos quanto para os visitantes. Vamos seguir avançando, sempre focados em melhorar a qualidade de vida de todos e trazendo inovações que façam de Igarapé uma cidade ainda melhor.