Betim abre cadastro para vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores industriais

0
781
Foto: Divulgação/ PMB.

A vacinação dos trabalhadores industriais ocorrerá após a realização dos cadastros.

Para agilizar a vacinação dos trabalhadores industriais contra a covid-19, a Prefeitura de Betim está organizando um cadastro para os profissionais das empresas do ramo estabelecidas no município. A Secretaria Municipal de Saúde criou uma planilha padronizada, disponível no site da prefeitura, que deverá ser preenchida com os dados desses trabalhadores. A partir da próxima terça-feira (13), conforme o cronograma abaixo, as empresas deverão protocolar duas vias da planilha na Diretoria Operacional da Saúde, que fica no Centro Administrativo João Paullo II (sede da prefeitura), e, também, enviar o documento para o e-mail vacinacovid.betim@gmail.com.

A vacinação dos trabalhadores industriais ocorrerá após a realização dos cadastros e o ritmo da imunização obedecerá o recebimento de doses encaminhadas pelo Governo de Minas Gerais para esse público específico. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, “a expectativa é vacinar cerca de 50 mil pessoas que compõem este setor estratégico para a economia de Betim e do Estado. Para atender a categoria, se houver necessidade, poderemos montar postos de vacinação, agendar a imunização por empresa, além de buscar a cooperação dos departamentos de saúde dos estabelecimentos de maior porte”.

A imunização dos trabalhadores industriais está prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Terão direito à vacina os profissionais das empresas que se enquadram nos critérios estabelecidos no plano, que tem como base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os trabalhadores industriais residentes em Betim cuja idade já esteja sendo contemplada pelo cronograma de vacinação já podem ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para serem imunizados.

Cadastro para vacinação dos trabalhadores industriais de Betim

Terça-feira, 13 – produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais, e fabricação de derivados do petróleo e biocombustível, produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos. Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto e resíduos.

Quarta-feira, 14 – fabricação de produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia. Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes.

Quinta-feira, 15 – atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução. Fabricação de alimentos, bebidas, calçados, acessórios, fumo, máquinas, equipamentos, móveis, papel e celulose, roupas e tecidos. Construção Civil. Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria.

Segunda-feira, 19 – transporte Terrestre
Local do protocolo: Diretoria Operacional de Saúde, Centro Administrativo João Paulo II – rua Pará de Minas, nº 640, Brasileia, Betim.

Horário de atendimento: das 9h às 17h
E-mail: vacinacovid.betim@gmail.com.

Link para baixar a planilha padronizada

Lista completa sobre os grupos prioritários PNI