Unidade localizada no Jardim Teresópolis já está em funcionamento
A Prefeitura de Betim inaugurou, no último dia 28, o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc). O espaço fica no prédio da antiga Maternidade Haydée Espejo Conroy, no bairro Jardim Teresópolis. A nova unidade ganhou um espaço reformado para o atendimento especializado que se propõe. O atendimento é marcado através de encaminhamentos e agendamentos realizados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A coordenadora do Cimuc, Rafaela Souza Coura, destaca alguns dos serviços ofertados pela nova unidade, como a ampliação dos exames de ultrassom, atualmente ofertados apenas no Centro Materno-Infantil, e a Caderneta de Saúde da Mulher. “Exames como ultrassom de mama, endovaginal, obstétrico e o doppler, além dos exames de prevenção, serão realizados na nova unidade. Vamos também implementar a Caderneta de Saúde da Mulher, uma novidade que fornecerá às usuárias orientações sobre autocuidado, prevenção de doenças, controle de ciclo menstrual, datas de consultas e de exames agendados, imunização e informações básicas sobre a saúde da mulher”, relata Rafaela.
SAÚDE DA MULHER
A área da saúde da mulher realiza atendimentos especializados em ginecologia e mastologia, exames de ultrassom, pequenas cirurgias e outros procedimentos ginecológicos. O centro também conta com atendimento para pré-natal de alto risco (PNAR). As consultas e procedimentos são feitos via agendamento e encaminhamento. “É importante ressaltar que os serviços oferecidos pelo Cimuc ocorrerão de forma eletiva, ou seja, por meio de agendamento/encaminhamento prévio pelas equipes multiprofissionais das UBSs. A porta de entrada continua sendo a UBS”, reforça Rafaela Coura.
A Sala Rosa será transferida do Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga para o Cimuc. O serviço acolhe e oferece um atendimento humanizado às mulheres com diagnóstico positivo para o câncer de mama ou de colo de útero, fornecendo apoio multiprofissional, orientações e esclarecimentos de dúvidas.
Além da Sala Rosa, são nove consultórios ginecológicos e dois de ultrassonografia (todos com banheiros); três blocos cirúrgicos e três salas de mastologia; uma sala de atendimento PNAR e duas para psicologia e serviço social; uma sala para nutricionista e outra para palestras e treinamento; e um espaço para amamentação e fraldário. Todos os espaços com profissionais da área. “Historicamente, a mulher cuida de toda família, portanto é primordial que ela tenha um local onde possa ser acolhida para cuidar da saúde com qualidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira.
SAÚDE DA CRIANÇA
O Cimuc conta com dez consultórios para atendimento das crianças. A área será toda adaptada com banheiros infantis e uma recepção kids. Além do atendimento em pediatria, o centro oferece consultas nas especialidades infantis de neurologia, pneumologia, gastroenterologia e cardiologia.