Betim inicia vacinação em idosos com idade entre 73 e 77 anos

0
711
Após receber, ontem (22), 5.700 doses do imunizante que combate a doença, a prefeitura afirmou a inclusão de idosos com idade entre 73 e 77 anos ao direito à vacinação no município. Foto: Prefeitura de Betim.

Além de ampliar a faixa etária da vacina, prefeitura recomenda às pessoas com mais 78 anos, que ainda não foram imunizadas, a procurarem uma UBS de referência

Os residentes de Betim com idade entre 73 e 77 anos começam a ser vacinados ainda nesta semana contra a Covid-19. Após receber, ontem (22), 5.700 doses do imunizante que combate a doença, a prefeitura afirmou a inclusão dessas idades ao direito à vacinação no município. A estimativa é de que, atualmente, 5.629 pessoas com essa faixa etária vivem em Betim.

A campanha de vacinação na cidade da região metropolitana de BH segue sendo realizada por meio de agendamento com o objetivo de evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de otimizar da melhor maneira a utilização das doses, já que cada frasco contém 10 unidades que precisam ser utilizadas em até oito horas após terem sido abertas.

A prefeitura reforça o aviso de que as equipes de saúde estão entrando em contato com os idosos para marcar o dia e horário para que eles compareçam ao UBS de referência e recebam a vacina, ou em alguns casos especiais, para serem vacinados nas próprias casas.

A diretora Operacional da Saúde, Tânia Resende, afirma que as UBSs estão se organizando conforme o número de idosos no território e a capacidade de trabalho de cada equipe, para atender da melhor forma e com mais agilidade. “Estamos estudando, também, a possibilidade das unidades abrirem para vacinação em alguns sábados, ou ampliarem o horário de funcionamento das salas de vacina, para atender melhor os usuários,” explicou.

Caso o idoso tenha mais de 78 anos e ainda não recebeu nenhum tipo de contato, ele, familiares ou responsáveis devem procurar a UBS de referência para receber a primeira dose da vacina. Para ser imunizado, é necessário apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço.

Relação de vacinas em Betim

  • Total de doses distribuídas nos postos de vacinação: 24.671.
  • Doses nos postos da vacinação aguardando cronograma de aplicação: 1.446.
  • Total de doses aplicadas até 23 de março: 23.225; primeira dose – 16.081; Segunda dose – 7.144.

Trabalhadores da Saúde: receberam a primeira dose, 8.427, receberam a segunda dose, 5.642.

Idosos institucionalizados: receberam a primeira dose, 285, a segunda, 265.

Pessoas com deficiência em residências inclusivas: receberam a primeira dose, 158 e a segunda, 96.

Idosos com 90 anos ou mais: receberam a primeira dose, 1.174 e a segunda, 1.141
Idosos de 80 e 89 anos: receberam a primeira dose, 4.927, receberam a segunda dose, 0.
Idosos de 78 a 79 anos: receberam a primeira dose, 1.110, e receberam a segunda dose, 0.