Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Orquestra Filarmônica faz apresentação gratuita em Betim neste domingo (10)

      Por Da Redação FVP7 de maio de 2026
      Recente

      Orquestra Filarmônica faz apresentação gratuita em Betim neste domingo (10)

      7 de maio de 2026

      Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

      5 de maio de 2026

      Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

      28 de abril de 2026
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Orquestra Filarmônica faz apresentação gratuita em Betim neste domingo (10)

      Por Da Redação FVP7 de maio de 2026
      Recente

      Orquestra Filarmônica faz apresentação gratuita em Betim neste domingo (10)

      7 de maio de 2026

      Prazo de regularização para Eleições 2026 encerra nesta quarta-feira (6)

      6 de maio de 2026

      Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

      5 de maio de 2026
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Betim»Betim: Luta contra a hanseníase é celebrada no 27° Concerto Contra o Preconceito
    Betim

    Betim: Luta contra a hanseníase é celebrada no 27° Concerto Contra o Preconceito

    Tiago Rodrigues20 de janeiro de 20205 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Construída como alternativa para o controle da hanseníase, crescente no Brasil na década de 1920, a Colônia Santa Isabel recebia pacientes portadores da doença do Estado de Minas Gerais e de outras regiões do país. Foto: Agência Minas/Divulgação
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Além dos shows da dupla betinense, Danilo Reis e Rafael, e do grupo de forró, Chama Chuva, atividades culturais, sociais e de educação em saúde também serão promovidas

    Começa amanhã e vai até o dia 26 de janeiro, o 27º Concerto Contra o Preconceito na Colônia Santa Isabel. O evento, que ocorre no bairro Citrolândia, em Betim, traz no contexto a luta contra o preconceito e o combate da hanseníase.

    A iniciativa é da Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artística-Cultura de Betim (Funarbe), em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan Betim), a Associação de Moradores da Colônia Santa Isabel e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

    Segundo o presidente da (Funarbe), Dudu Braga, muito mais que uma festa, o concerto conta para gerações atuais histórias que fazem parte da memória dos moradores da Colônia Santa Isabel.

    “É com muita alegria que realizamos o 27ª Concerto Contra o Preconceito, que terá diversas atividades, que trazem bem-estar, promovem a região e aumentam a autoestima dos moradores da Colônia. Além disso, a festa traz um alerta à população sobre a hanseníase e é um importante movimento de combate ao preconceito”, afirmou Dudu Braga.

    Além dos shows da dupla betinense, Danilo Reis e Rafael, e do grupo de forró, Chama Chuva, realizados nos dias 25 e 26, atividades culturais*, sociais e de educação em saúde também serão promovidas, a partir desta terça-feira, na Semana Municipal de Combate ao Preconceito e Ações em Hanseníase.

    As intervenções durante o evento são preparadas para esclarecer a população sobre a doença, que tem cura e, se tratada precocemente, não deixa sequelas. E também chamam atenção a respeito do preconceito, que os antigos moradores da Colônia Santa Isabel, onde foi uma das maiores colônias de hanseníase do país, convivem constantemente.

    De acordo com o coordenador do Morhan Betim, José Roberto de Oliveira, o Concerto Contra o Preconceito é de suma importância para que as pessoas conheçam a história da Colônia Santa Isabel, além de se informarem sobre a hanseníase. “O concerto abre as portas da Colônia para fazer a integração com a comunidade, mostrando que não há porque ter preconceito. Essa é a maior grandeza do evento”, afirmou José Roberto.

    Sobre a Hanseníase

    Há muitos anos, essa doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacila de Hansen, era conhecida como lepra. A partir de 1976, o Ministério da Saúde (MS) passou a denominar como hanseníase. Essa foi uma tentativa de diminuir o preconceito atribuído à doença.

    A maneira de ser contaminado com a bactéria é apenas por meio de contato constante com gotículas expelidas pelo enfermo. Os principais sintomas são pequenas manchas de cor esbranquiçada ou avermelhada, com a diminuição da sensibilidade e dormência.

    O tratamento da hanseníase é oferecido pelo SUS gratuitamente e, logo quando iniciado, a transmissão é interrompida. E, se realizado de forma completa e correta, o tratamento garante a cura da doença.

    Segundo o MS, o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos de hanseníase. Em razão da alta incidência, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país.

    De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, foram registrados 6 casos de hanseníase em residentes no município em 2019, quase três vezes a menos que no ano de 2018, quando foram registrados 17 casos, o maior número nos últimos cinco anos.

    A Colônia Santa Isabel

    Construída como alternativa para o controle da hanseníase, crescente no Brasil na década de 1920, a Colônia Santa Isabel recebia pacientes portadores da doença do Estado de Minas Gerais e de outras regiões do país. Por meio da ação de “médicos caçadores”, os enfermos eram isolados do convívio social, separados de suas famílias e internados compulsoriamente no hospital, inaugurado em 1931.

    Mais tarde, próximo à Colônia, surgiu o bairro Citrolândia, criado especialmente para abrigar familiares dos pacientes. Por vários anos, os moradores da região sofreram com o preconceito. Somente no fim da década de 1980, com a mudança da política nacional em relação às 33 colônias de hansenianos existentes no Brasil, os pacientes receberam alta e os portões da Colônia Santa Isabel foram abertos.

    *Confira a programação completa do 27º Concerto Contra o Preconceito na Colônia Santa Isabel:

    DIA 21 DE JANEIRO

    Abertura da exposição: Tributo a Roberto Pereira, Betão, mais Café da Memória às 8h, no Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Vergani.

    DIA 22 DE JANEIRO

    Blitz Educativa sobre hanseníase às 9h, no Centro de Betim, no cruzamento das avenidas Governador Valadares e Amazonas.
    Cine Funarbe às 18h30, nas praça da Matriz da Colônia Santa Isabel

    DIA 24 DE JANEIRO

    Seminário Desafios da Hanseníase: Passado, presente e Futuro das 9h às 17h, no Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Vergani.

    Forró Sem Preconceito – Terceira Idade – às 14h.

    Apresentação teatral do Grupo Akawan – Uma história em 4 destempos, às 19h no Cine Teatro Glória. Na sequência, a exibição do documentário “Filhos Separados pela Injustiça”.

    DIA 25 DE JANEIRO

    Caminhada com o grupo Guerreiros das Gerais do Bandeirinhas à Colônia Santa Isabel, às 7h, concentração na rotatória do Verdurão, no Bairro Bandeirinhas.

    Shows na Praça da Matriz da Colônia Santa Isabel de Tony e Helton às 19h30. Na sequência, às 21h, a dupla Danilo Reis e Rafael sobe ao palco.

    DIA 26 DE JANEIRO

    Missa em Ação de Graças às pessoas acometidas pela hanseníase, às 8h, na Paróquia de Santa Isabel.

    Passeio Ciclístico Sem Preconceito, às 10h, praça da Matriz da Colônia Santa Isabel.

    Torneio de Truco Sem Preconceito às 14h.

    Grito de carnaval sem preconceito – apresentação dos grupos Unidos do Liberato e Cueca do Avesso às 15h, na Praça da Matriz da Colônia Santa Isabel.

    Shows na Praça da Matriz da Colônia Santa Isabel às 16h, com o grupo Obsessão. Às 17h, com Amantes do Samba. Logo depois, às 19h30, Chama Chuva e às 21h30 o músico Lucas Barbosa.

    Betim Citrolândia Danilo Reis e Rafael Doença Festa Funarbe Hanseníase Lepra preconceito

    Notícias Relacionadas

    Orquestra Filarmônica faz apresentação gratuita em Betim neste domingo (10)

    7 de maio de 2026

    Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

    5 de maio de 2026

    Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

    28 de abril de 2026
    NÃO PERCA

    Orquestra Filarmônica faz apresentação gratuita em Betim neste domingo (10)

    7 de maio de 2026

    Prazo de regularização para Eleições 2026 encerra nesta quarta-feira (6)

    6 de maio de 2026

    Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

    5 de maio de 2026

    São Joaquim de Bicas implanta Centro Integrado de Monitoramento com mais de 600 câmeras

    4 de maio de 2026

    Edição 632 | 01 a 15/05/2026

    1 de maio de 2026

    Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

    28 de abril de 2026

    Betim realiza mutirão com 1.200 castrações gratuitas

    27 de abril de 2026

    Caso de raiva animal é confirmado em morcego no bairro Capelinha

    24 de abril de 2026
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Edição 632 | 01 a 15/05/2026

    1 de maio de 2026

    São Joaquim de Bicas implanta Centro Integrado de Monitoramento com mais de 600 câmeras

    4 de maio de 2026

    Betim terá campus da UFMG no antigo Clube da Fiat

    23 de março de 2026
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Procon Betim prepara ações especiais para Semana do Consumidor

    6 de março de 2025

    Igarapé recebe oficina de cinema voltada a maiores de 45 anos

    26 de julho de 2023

    Banco de Alimentos realiza ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta quarta (13)

    13 de março de 2024
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2026 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.