Pint of Science leva debates científicos a bares da cidade, nos dias 7 e 8 deste mês
Um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo passará por Betim, nos dias 7 e 8 de novembro. O evento que pesquisadores, cientistas e a população em bares e restaurantes de diversos países do mundo, para falar sobre assuntos técnicos, mas de uma forma diferente: por meio de uma linguagem acessível a toda a população.
Este ano, o festival é organizado e coordenado, no município, pela professora Ester Jeunon, do Curso de Administração do Campus, por meio da Incubadora Ideas. Para sediar o evento, a cidade precisa passar por um processo seletivo. A cidade de Betim foi inscrita pelo coordenador do Curso de Administração da PUC Minas Betim, professor Osvaldo Maurício de Oliveira, por meio de edital divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Em Betim, o evento acontece no Bar Lapinga (rua do Rosário, 962, bairro Horto) e no Rosário Bar (rua do Rosário, número 650, bairro Angola). Serão discutidos dois temas por noite, em cada um deles. Para participar, não é necessário se inscrever e a reserva de mesas fica a critério de cada estabelecimento.
O festival
O Pint of Science teve início em 2013, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. No ano passado, 67 cidades brasileiras realizaram o evento de forma on-line. Neste ano, o Pint of Science volta a ser realizado presencialmente.
A programação completa pode ser conferida em: https://pintofscience.com.br/events/betim .
PROGRAMAÇÃO PINT OF SCIENCE BETIM
Segunda-feira, 7 de novembro, no Bar Lapinga
19h – Neurociência aplicada ao seu desenvolvimento!, com Tatiana de Souza Xavier
20h30 – Efeito psicológico em Mercado Financeiro, com Fischer Stefan
Segunda-feira, 7 novembro, no Rosário Bar
19h – Movimentos sistêmicos nos relacionamentos: entre o eu e o nós, com Eliani Rodrigues Piotto Marcellini
20h30 – Terapêuticas Digitais, com Geraldo José Coelho Ribeiro
Terça-feira, 8 de novembro, no Bar Lapinga
19h – Gestão da Cultura de Saúde e Segurança, com Eduardo Gonçalves Teixeira
20h30 – Ética: O Experimento Mental do Anel de Giges’, O bem, O belo e o Verdadeiro, com Helder de Souza
Terça-feira, 8 de novembro, no Rosário Bar
19h – Inovação Tecnológica e Reestruturação da Economia de Cidades, com Frederico Dornellas Martins Quintão
20h30 – Os Direitos das Comunidades Quilombolas e o Empreendedorismo Comunitário como Alternativa para Inclusão Socio-Econômica de Pessoas Negras, com Amanda Ribeiro Carolino