Programação gratuita conta com exibições de filmes, oficinas, seminário, exibição de fotos e lançamento de documentário sobre a cidade
Betim será a capital do cinema brasileiro entre os dias 7 e 12 deste mês. Durante o período, a cidade recebe a 1ª Mostra de Cinema de Betim. O evento promete reunir o melhor do cinema nacional e local, com exibições em salas de do Grupo Cineart, e uma versão itinerante que percorre as dez regionais do município. A programação completa esta disponível no site do festival.
A mostra conta com uma vasta programação completamente gratuita. Além das exibições de filmes, que acontecem tanto na salas do Cineart do Shopping Monte Carmo quanto em locais espalhados pelas dez regionais de Betim, o evento também terá oficinas ligadas à produção audiovisual, seminário temático, exposição de fotos e o lançamento do documentário “Betim Viva”.
A jornalista e cineasta Elizabete Martins Campos, idealizadora da mostra, destaca que a seleção dos filmes foi ealizada por uma curadoria atenta às riqueza e à diversidade do cinema brasileiro contemporâneo. “Apresentaremos ao público betinense obras realizadas por cineastas independentes, de diferentes regiões do País, abrangendo uma ampla gama de linguagens cinematográficas, culturais e estéticas.”
MOSTRA BETIM
A “Mostra Betim” conta com programação de filmes locais, um atrativo de destaque do evento. Bem como Elizabete Martins Campos, diretora do premiado longa “My Name is Now, Elza Soares”, outros cineastas da cidade terão seus filmes exibidos. A proposta é que esta seja um momento para que a população conheça os talentos da cidade. “Uma oportunidade não apenas de celebrar os talentos locais, mas também de dar voz e visibilidade a suas histórias e perspectivas únicas. É hora de mostrarmos ao mundo o brilho dos nossos cineastas e o potencial criativo da nossa comunidade”, pontua Elizabete.
Além da exibição de produções locais, há também a Mostra Nacional, com atrações que prometem trazer o clima da sétima arte para a população. A programação completa dos filmes está disponível nas redes e no site da mostra. As produções terão exibição no Cineart do Shopping MonteCarm (Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto) e também em locais a serem definidos nas dez regionais da cidade.
Para além da programação totalmente gratuita, há a preocupação com a acessibilidade na programação. “A mostra acontecerá com todas as atividades gratuitas em salas de cinema profissional e, em diferentes espaços da cidade, sendo os locais dotados de condições de acessibilidade, o que permitirá o acesso facilitado aos portadores de necessidades físicas e motoras, bem como crianças e idosos. Também acontecerão sessões de filmes com acessibilidade, bem como transmissões ao vivo pela internet de atividades”, relata Elizabete.
BETIM VIVA
O documentário “Betim Viva”, dirigido por Elizabete Martins Campos, será lançado oficialmente durante a Mostra. A exibição é também uma homenagem à história e à diversidade cultural da cidade, que completou 85 anos em 2023. O documentário registra — por meio de entrevistas com antigos e novos moradores da cidade, historiadores, pesquisadores e profissionais das áreas culturais, ambientais — a documentação da fauna e flora, recursos hídricos, paisagens, tradições, costumes, oralidades, riquezas humanas, culturais e artísticas da cidade. Junto à mostra, será realizada uma exposição de fotos com as imagens do filme “Betim Viva”. A exposição fica disponível para visitação entre os dias 8 e 31 de maio, no Museu Paulo Araújo Gontijo, no centro da cidade.
FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
A 1ª Mostra de Cinema de Betim tem ainda, oficina de “Roteiro cinematográfico para iniciantes” e “Introdução ao desenvolvimento de jogos eletrônicos para iniciantes”. A oficina de roteiro foi pensada para descobrir novos talentos e despertar o interesse pelo cinema como expressão artística e também profissional, com inscrições abertas no site da mostra. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Mostra. Ela acontece entre os dias 8 e 10 de maio, das 16h às 18h, no Cineart. Enquanto a de jogos eletrônicos é voltada para os jovens atendidos pelo Instituto Ramacrisna, com as vagas já preenchidas.
O seminário “Betim cidade criativa – estratégias para o desenvolvimento do audiovisual local” será o espaço para o debate sobre as estratégias de crescimento do setor audiovisual. Profissionais experientes estarão reunidos para compartilhar conhecimentos e explorar novas direções para o desenvolvimento cultural e econômico da região por meio do cinema. Este encontro acontece no dia 9, às 19h, também no Shopping Monte Carmo.
A 1ª Mostra de Cinema de Betim é patrocinada pelo Grupo Sada, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com apoio do Grupo Cineart, Prefeitura Municipal de Betim e Instituto Ramacrisna. Realização iT Filmes e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.