Betim recebe prêmio nacional por Gestão Ambiental

0
1400
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, recebendo Prêmio de Cidade Destaque em Gestão Ambiental (ao centro). Na foto: o secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Anamma, Marcelo Queiroz; diretor da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; secretário de Meio Ambiente de Campinas (SP), Rogério Menezes; vereador de Campinas, Luiz Rossini; e secretário de Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira da Silva. Foto: Divulgação/ Semmad.

Programas sustentáveis desenvolvidos pela prefeitura garantiram o prêmio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e do Ministério do Meio Ambiente

Na noite de 25 de junho, Betim recebeu o prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal. A premiação em Campinas (SP) ocorreu durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental e é uma iniciativa da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O reconhecimento tem como objetivo estimular a adoção de políticas públicas ambientais em diversas cidades brasileiras.

A valorização e a premiação de Betim deram-se em consequência dos projetos executados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad). “Eles foram planejados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e buscar soluções relativas à proteção e à defesa do meio ambiente”, informou a Semmad, por meio de nota.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, repercutiu a homenagem. “O reconhecimento do município pela gestão ambiental praticada durante o atual governo é resultado de um trabalho pautado no desenvolvimento sustentável que precisa ter harmonia entre as vertentes ambiental, social e econômica, garantindo o meio ambiente ecologicamente equilibrado para esta e para as futuras gerações”.

Conheça os programas que fomentaram a premiação para Betim:

Sementes do Bem
O programa tem como objetivo capacitar para a educação ambiental os profissionais dos Centros Infantis Municipais (Cim’s) e das creches conveniadas. Ele também têm por meta mobilizar socialmente os cidadãos e tornar as escolas municipais de ensino fundamental sustentáveis.

Ao todo, 2.050 profissionais e de 92 escolas já foram capacitadas por meio de atividades lúdicas, trocas de experiências e palestras. Essas ações têm como propósito promover a consciência ambiental e estimular práticas sustentáveis entre a comunidade escolar, as crianças e as famílias. O “Sementes do Bem” já atingiu cerca de 15 mil crianças.

Por meio da mobilização socioambiental do programa, 22 mil residências da Regional Imbiruçu já foram visitadas, garantindo assim, maior participação da população nos projetos ambientais e promovendo a consciência ambiental.

Betim conta, ainda, com escolas municipais que incluem em sua rotina práticas sustentáveis, tais como: coleta seletiva, adoção de medidas de eficiência energética, captação de água da chuva para uso interno, dentre outras. As Escolas Sustentáveis integram o programa Sementes do Bem e são objeto de estudo de Mestrado em Gestão de Energia, na Universidade Koln, na Alemanha. Participam do estudo seis mestrandos da Alemanha, Argentina, Bolívia, Camarões, Hungria e Indonésia.

Criação do Licenciamento Ambiental Provisório
A Prefeitura de Betim, por meio da Semmad, integrou os sistemas de licenciamento locacional, urbanístico e sanitário do município em um ambiente virtual, proporcionando aos cidadãos maior agilidade na abertura de processos e promovendo sustentabilidade por meio da economia de recursos materiais.

Atendimento às denúncias de danos ambientais
A Semmad, por meio da Divisão de Fiscalização Ambiental, atendeu às denúncias registradas pela população. Em 2019, cerca de duas mil fiscalizações foram realizadas, das quais 1.434 em lotes vagos. Desde 2017, mais de 5.600 fiscalizações foram feitas no município, garantindo a segurança do cidadão, evitando a poluição, prevenindo a supressão irregular de árvores, dentre outras ações.