Festival “O Samba Não Pode Parar”, no Poliesportivo, encerra a programação neste domingo (13)
Além das atrações culturais promovidas por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo que ocorrem neste fim de semana em Betim, a cidade recebe, a partir desta quinta-feira (10), apresentações viabilizadas em 2024 com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura Aldir Blanc. Entre as atrações estão a exposição “Cores da Natureza”, os espetáculos “Teatro a Vapor”, “A Guardiã das Histórias e o Reino de Literária” e a primeira edição do festival “O Samba Não Pode Parar”.
A partir desta quinta-feira (10), das 9h às 17h, o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Veganin recebe a exposição “Cores da Natureza”, idealizada pelos betinenses Saulo de Brito, Ilmara de Brito e Lucimary Toledo. O projeto conta com 15 pinturas aquareladas que utilizaram a natureza como matéria-prima. A mostra ficará disponível para visitação no local até o dia 30 de abril.
TEATRO
No sábado (12), às 16h, o CPC Frei Chico (rua José Teixeira de Oliveira, 177), no PTB, recebe a peça “Teatro a Vapor”, assinada por Heber Lobac e produzida pelo “Coletivo Balaústre”. A obra, que tem como base os escritos de Artur Azevedo – publicados entre 1906 e 1908 -, traz para os dias atuais conflitos já existentes na época do autor, além de críticas bem-humoradas sobre convenções sociais. A classificação indicativa é livre.
Ainda no sábado (12), será encenado o espetáculo infantojuvenil “A Guardiã das Histórias e o Reino de Literária”, que terá duas apresentações gratuitas, às 18h e às 20h, no Espaço Cultural DellArt (rua Santos Dumont, 103, Angola). Com narração e texto original de Nana, a obra é protagonizada pela atriz trans Hanna Roberta da Silva Maria. A peça une humor, fantasia e incentivo à leitura. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla (https://tinyurl.com/5dyuc7zh).
MÚSICA
No domingo (13), das 13h às 19h, o Ginásio Poliesportivo Divino Braga recebe a primeira edição do Festival “O Samba Não Pode Parar”, promovido pelo grupo “Samba de Roda Entre Amigos”. Com entrada gratuita e programação voltada para toda a família, a iniciativa reúne mais de 24 músicos em uma grande roda de samba, além de oferecer oficina infantil de instrumentos recicláveis com o grupo circense “Trupe Tú Com Tudo”, barracas de comidas e bebidas, e uma homenagem ao sambista Zulu, reconhecendo sua contribuição à cultura local.