Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      Por Da Redação FVP25 de novembro de 2025
      Recente

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      25 de novembro de 2025

      2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

      24 de novembro de 2025

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      4 de novembro de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      Por Da Redação FVP3 de dezembro de 2025
      Recente

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      3 de dezembro de 2025

      Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

      2 de dezembro de 2025

      Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

      1 de dezembro de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Brumadinho»Brumadinho: homenagens e protestos marcam 2 anos da tragédia
    Brumadinho

    Brumadinho: homenagens e protestos marcam 2 anos da tragédia

    Tiago Rodrigues1 de fevereiro de 2021Atualizado em:1 de fevereiro de 20216 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Desde 28 de dezembro de 2019, nenhum corpo novo foi identificado no local. Ao todo 270 pessoas perderam a vida, 11 ainda continuam desaparecidas. Foto: CBMMG/ Divulgação.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Ao todo, 270 pessoas perderam a vida e 11 ainda continuam desaparecidas

    Todos mineiros, brasileiros e pessoas de outros países ficaram horrorizadas ao assistirem pela televisão a lama que descia em Brumadinho após o rompimento da barragem B1, da Mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro de 2019, despejando cerca de 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos por onde passava, causando a morte de 270 pessoas. Entre o total de atingidos, há ainda 11 joias – como são chamadas as vítimas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) – para serem encontradas.

    Desta forma, o CBMMG e o Governo do Estado seguem firmes no compromisso para dar continuidade a maior e mais longa Operação de Busca já realizada no Brasil e no mundo, até que todas as vítimas sejam encontradas ou que não haja mais condição fática de prosseguir.

    São pouco mais de 700 dias trabalhando na região, com exceção da pausa entre março e agosto do ano passado em função da pandemia de Covid-19. Além disso, a operação ocorre de forma ininterrupta, sem parar em feriados e fins de semana.

    Atualmente, mais de 91 máquinas pesadas atuam simultaneamente nas buscas pelos desaparecidos na cidade, com um efetivo de 60 militares. Destes, 40 atuam na “zona quente” – local de buscas onde estão os rejeitos – e o restante na “Base Bravo”, estrutura responsável por acomodar os militares, viaturas, drones e concentrar as atividades de inteligência.

    De acordo com a corporação, toda ação voltada para as buscas dos desaparecidos se torna mais complicadas quando se tem que lidar com tempo chuvoso – quando as buscas são paralisadas – e com a decomposição avançada de material humano.

    No total, mais de 3 mil bombeiros de todo Brasil já passaram pelo local, além da ajuda do exército de Israel com equipamento tecnológico. Em 24 meses de trabalhos dos bombeiros, as buscas já tiveram sete fases. Neste ano, irá iniciar a oitava com uma novidade.

    Segundo o porta-voz dos CBMMG, o tenente Pedro Aihara, trata-se de um equipamento sensorial que pode estar entrando em ação nas próximas semanas. Ele tem como objetivo, por meio de algumas etapas, separar o que é terra do fragmento de corpos dos desaparecidos. Até então esse procedimento é feito de maneira visual e manual.

    “Cada estratégia de busca contempla as necessidades diferentes que tivemos que passar no terreno, por exemplo no período inicial que a lama estava mais maleável, e hoje está mais rígida. Então nesse caso mais de 91 equipamentos, como 41 retroescavadeiras, estão sendo utilizadas, cada uma, sob o comando de um militar. Sendo assim, é retirado com a concha do veículo rejeitos no local, então eles levados e despejados à frente do militar para uma inspiração minuciosa. Em seguida, o mesmo rejeito é conduzido para uma área de descartes para a vistoria de outros bombeiros. Em média, cada metro cúbico é vistoriado pelo menos três vezes para a gente garantir que nada passe despercebido”, relata o tenente.

    O militar elucida que para este ano já está em estudo a aquisição de novos equipamentos que vão auxiliar mais ainda na busca territorial. Em dois anos, 30% do volume de rejeitos já foi vistoriado.

    Apesar de toda dificuldade, Pedro revela que o que motiva todos os bombeiros a continuarem na luta é o compromisso com as famílias. “É muito importante encontrar essas pessoas desaparecidas para que suas famílias possam dar continuidade ao processo de luto tão trágico que elas passam. Nosso trabalho é esse, levar um pouco de acolhimento e respeito para que essas famílias possam velar seus entes queridos”, finaliza.

    Vítimas de Brumadinho

    Desde 28 de dezembro de 2019, nenhum corpo novo foi identificado no local. Pedro esclarece que apesar de no trabalho de busca serem encontrados fragmentos de restos humanos, em algumas situações, esse material pertence a alguém que já foi identificado pela inteligência da Polícia Civil.

    Segundo levantamento feito pela Vale, o total de vítimas atingidas no dia 25 de janeiro de 2019, é de 665. Durante os primeiros dias de buscas, foram localizadas 395 pessoas com vida. Os corpos identificados pelo Instituto Médico- -Legal (IML) chegam a 259, sendo 123 funcionários da mineradora e 136 terceirizados ou moradores da comunidade.

    Homenagem

    Na data em que completou dois anos do crime socioambiental e humanitário ocorrido em Brumadinho, o governador Romeu Zema (Novo) participou, junto aos familiares das vítimas, bombeiros e convidados, de uma homenagem pelos dois anos da tragédia em Brumadinho.

    Além do Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva; do Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; do Comandante da Operação, Coronel Alexandre Gomes Rodrigues; também estiveram presentes representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) na cerimônia que ocorreu na Base Bravo.

    No letreiro da cidade, familiares também prestaram uma bela homenagem com flores, balões, reflexões e gestos de solidariedade pelas vítimas. Mais tarde, na Base Bravo, em ato solene, eles receberam das mãos do governador e dos bombeiros rosas que foram colocadas sobre as cruzes que simbolizavam as 270 vítimas da catástrofe, enquanto no céu, uma aeronave despejava pétalas sobre o grande pátio em que se encontravam as cruzes.

    Manifestações

    Protestos também ocorreram em 25 de janeiro. Contudo, devido a pandemia de coronavírus, os atingidos pela tragédia da barragem em Brumadinho organizaram atos simbólicos nos municípios afetados pelo rompimento da barragem sem muita aglomeração.

    Em Betim, logo de manhã, a rodovia MG 155 foi fechada na altura Citrolândia, com cartazes deixando claro o descontentamento com a falta de participação no acordo judicial tratado às portas fechadas entre o governo de Minas Gerais e a empresa. Ainda na cidade, ocorreu no Cine Glória depoimentos para lembrar das vidas perdidas. Ao Meio dia, em São Joaquim de Bicas, foi efetuado um ato na balsa que liga essa cidade ao rio Paraopeba.

    Ainda pela manhã, na ponte sobre o rio Paraopeba que corta a cidade de Brumadinho, após jogarem às 11 rosas no rio, representando os desaparecidos, os atingidos seguiram para o letreiro da cidade, que fica na entrada de Brumadinho, e é o local onde as famílias das vítimas se reúnem desde o dia do rompimento, há dois anos.

    De acordo com o representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Joceli Andrioli, as manifestações ocorreram devido a impunidade da Vale após mais de 700 dias da tragédia.

    “Na semana passada (25/01), completou dois anos do crime da Vale em Brumadinho, e também dois anos de impunidade da empresa, pois até agora foram denunciados por volta de 16 funcionários da mineiradora pela CPI e Ministério Público de MG, mas a empresa está impune, ninguém foi preso. Os atos também eram pela reparação integral aos atingidos. As famílias estão esperando há dois anos por uma definição seria sobre suas vidas. A Vale deve garantir que essas pessoas tenham de fato um programa de reparação integral. E também o maior desafeto dos atingidos é sobre o Governo de MG realizar os acordos deixando os maiores prejudicados de fora das reuniões”, explicou Joceli.

    2 anos 270 vítimas Bombeiros Brumadinho Dois anos Joceli Andrioli MAB Movimento dos Atingidos por Barragens Pedro Aihara tenente Pedro Aihara

    Notícias Relacionadas

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Vila Galé investirá R$ 150 milhões para construção de resort em Brumadinho

    18 de novembro de 2025

    Morro do Ipê lança programa de estágio com vagas para Brumadinho

    13 de junho de 2025
    NÃO PERCA

    Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

    3 de dezembro de 2025

    Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

    2 de dezembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

    24 de novembro de 2025

    Vila Galé investirá R$ 150 milhões para construção de resort em Brumadinho

    18 de novembro de 2025

    Trem natalino da VLI passa por Betim no dia 27

    18 de novembro de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

    2 de dezembro de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Betim realiza a 1ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+ em respeito às diferenças

    1 de dezembro de 2020

    Festival ‘Pra Geral’ traz oportunidades para artistas de Juatuba

    5 de maio de 2025

    Copa de Futebol Igarapé 2022 inicia neste sábado (12)

    9 de março de 2022
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.