Câmara de São Joaquim de Bicas devolve R$ 1 milhão à prefeitura

0
493
Foto: Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas

Valor economizado será investido na construção da nova Casa do Legislativo

A Câmara Municipal devolveu recentemente R$ 1 milhão aos cofres do Município, valor economizado pelo Legislativo nos últimos 12 meses. O Prefeito Guto Resende recebeu os 11 parlamentares na prefeitura, onde foi entregue um cheque simbólico ao chefe do Executivo.

Endossado por outros parlamentares, o presidente da Câmara, Jose Fonseca Rosa, conhecido como “Coelho Doido”, solicitou ao prefeito que esses recursos sejam destinados ao término das obras de construção da sede da Casa Legislativa, que há anos estão estagnadas.

Como funciona a devolução?

A verba da Câmara Municipal, assim como de todas as Casas Legislativas do Brasil, é estabelecida a partir de uma parcela do orçamento do município, reservada ao Poder Legislativo. Então, todo mês, em forma de duodécimos, a prefeitura repassa o valor destinado à Câmara.

Quando a Câmara gasta menos que o previsto, o valor é devolvido à prefeitura no fim do ano, zerando o caixa para dar início ao novo orçamento. Sendo assim, o dinheiro economizado volta para a população, podendo ser aplicado em diversas áreas de serviços essenciais, como saúde, educação, limpeza urbana, entre outras.