Espaço é usado por cerca de 100 crianças que ficam internadas na unidade a cada mês

Até o dia 30 de outubro a brinquedoteca do Hospital Público Regional de Betim (HPRB) receberá doações de brinquedos novos ou usados. O espaço é usado por cerca de 100 crianças internadas na unidade a cada mês. Os brinquedos deverão ser entregues na recepção geral do HPRB, que funciona 24 horas (avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 3800, Jardim Brasília).

Como recomenda o Ministério da Saúde, uma terapeuta ocupacional acompanha o trabalho em situação individualizada ou em grupo, para possibilitar à criança e aos seus familiares o enfrentamento do processo de hospitalização.

São estimulados os componentes de desempenho ocupacional sensório-motor, habilidades psicossociais e componentes psicoafetivos, tendo em vista o espaço onde se encontram – o ambiente hospitalar – e o tempo que permanecem nele.

Os recursos da brinquedoteca do HPRB são ainda utilizados no projeto Classe Hospitalar, implementado, há nove anos, em parceria com a secretaria municipal da Educação, por meio do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei). Numa sala adjacente, uma professora auxilia as crianças internadas na resolução de exercícios enviados pela escola onde estudam. Além desse apoio pedagógico, a professora utiliza jogos e outros recursos para desenvolver atividades lúdicas com as crianças em condições clínicas estáveis.

Podem ser doados: jogos de montar, de mesa, brinquedos para bebês, material escolar, bonecos, máscaras de super-heróis, minigames, motos, carros, dinossauros, DVDs de desenho e filmes infantis e juvenis, revistas em quadrinhos e para colorir, além de livros de leitura para adolescentes e adultos (acompanhantes).

Não podem ser doados: brinquedos de pelúcia e de pano, conforme recomendado pelo Serviço Interno de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH).