Prefeitura de Betim convoca pessoas com deficiência para oportunidades de emprego

0
292
Foto: PMB

Município conta com programa específico para ampliar oportunidades desses trabalhadores

Depois de conquistar, em outubro, um recorde de encaminhamento de Pessoas com Deficiência (PCDs) ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), convoca mais trabalhadores desse grupo que estejam em busca de uma colocação – ou recolocação – para se cadastrarem na plataforma e, dessa forma, concorrerem às vagas de emprego disponíveis.

A expectativa da Seter é aproveitar o período festivo do fim do ano, em que normalmente há um aumento significativo nas contratações, para encaminhar outras PCDs para postos de trabalho. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Acesso da Pessoa Com Deficiência ao Mercado de Trabalho, desenvolvido pela Seter há pouco menos de dois anos.

A superintendência é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. O programa, que foi especialmente elaborado para pessoas com deficiência, funciona da seguinte forma: aquele que deseja conquistar uma vaga de emprego – seja o primeiro, seja uma recolocação no mercado – deve acessar o link Programa Municipal de Acesso da Pessoa com Deficiência ao Mercado de Trabalho e preencher um formulário com dados pessoais e informações profissionais.

Diferentemente do cadastro geral, no qual o candidato precisa se inscrever para cada vaga de seu interesse, o das pessoas com deficiência permanece no banco de dados da Seter, que faz permanentemente o intermédio entre o trabalhador e as empresas. Com isso, sempre que o perfil do inscrito se alinhar com os requisitos da vaga disponível, a superintendência encaminha as informações do mesmo para o contratante. Assim, o mesmo candidato pode participar da seleção para várias oportunidades simultaneamente, o que amplia as possibilidades de efetivação.

“Uma de nossas prioridades é garantir a inclusão de todos os cidadãos no mercado de trabalho. Nós identificamos que muitas empresas que estão em Betim tinham dificuldades de encontrar trabalhadores com deficiência para suprir cargos que estavam disponíveis para eles. Algumas chegaram a buscar agências para recrutar esses profissionais e, muitas vezes, os contratados não eram moradores da cidade. Com a criação do programa, conseguimos facilitar esse processo para as corporações e, ao mesmo tempo, privilegiar os trabalhadores com necessidades especiais da cidade”, explica o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Carlos de Matos Rocha.

Ele ressalta que é de suma importância que o profissional mantenha seu cadastro atualizado e que fique sempre atento ao telefone para receber possíveis retornos das empresas interessadas em entrevista/contratação. “Se o trabalhador não tiver acesso à internet, pode comparecer à Seter para preencher ou atualizar seu formulário. Pedimos essa atenção com as atualizações para que possamos sempre ampliar as possibilidades dos candidatos”.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, destaca que o programa proporciona benefícios em várias frentes. “Nosso objetivo é intermediar esse processo da forma mais assertiva, pois sabemos como o trabalho é fundamental para a qualidade de vida de qualquer cidadão, pois proporciona a expansão das relações sociais, das habilidades e competências, de inteligência emocional, dentre outros. Paralelamente, as empresas também saem ganhando ao oferecer oportunidades a esses profissionais, pois, além de impulsionar essa inclusão, também garantem o cumprimento das cotas exigidas para esses trabalhadores”.

 

A Seter fica na rua Tito Pedrosa, 55, bairro Angola. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3531-1268.