Novos conselheiros tutelares participam de curso de capacitação em São Joaquim de Bicas

0
877
Também estavam presentes técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, que engloba as instituições: Creas, Cras e Unidade de Acolhimento. Foto: Ascom/PMSJB

Curso durou dois dias e ocorreu no Centro Administrativo Municipal

No início deste mês, os novos conselheiros tutelares de São Joaquim de Bicas, eleitos no último dia 6 de dezembro, participaram do curso de capacitação. O treinamento, que durou 16 horas, ocorreu no Centro Administrativo Municipal.

Além dos conselheiros, também estavam presentes os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, que engloba as instituições: Creas, Cras e Unidade de Acolhimento.

Entre os temas discutidos, a orientação destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as diversas situações diárias do conselho tutelar, refletindo a respeito da prática orientada pela legislação que fundamenta os direitos das crianças e dos adolescentes.

Conselheiro Tutelar

A função do profissional tutelar é trabalhar e contribuir com a garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, do poder público e da comunidade. O mandato dos conselheiros eleitos passa a valer de 10 de janeiro de 2020 até 9 de janeiro de 2024. Nessa eleição, foram escolhidos 10 candidatos, sendo cinco para membros titulares e cinco membros suplentes para o mandato de quatro anos.