Construção do Parque Ecológico Cléo Barbosa chega à etapa final no bairro Cachoeira

0
216
Obras do Parque Ecológico Cléo Barbosa em Betim. Foto: Guga Ribeiro.

Projeto inclui paisagismo com o plantio de 308 espécies arbóreas e 6.778 mudas com flores e frutíferas

As obras do Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa, localizado no bairro Parque do Cachoeira, em Betim, estão em fase final. Com área total de 17,5 mil m², o espaço, que será entregue pela prefeitura à população em dezembro desde ano, já tem cerca de 90% da estrutura pronta e 10% do plantio de mudas concluído. Além de ampliar a qualidade de vida, o local oferecerá mais lazer aos betinenses, segundo a administração municipal.

De acordo com informações, o novo espaço ecológico conta com quadra poliesportiva, equipamentos para atividade física e playground. O projeto inclui ainda um paisagismo diferenciado, com o plantio de 308 espécies arbóreas distintas. Serão 6.778 mudas de árvores com flores de cores variadas e também frutíferas serão plantadas, promovendo a restauração da mata local para proteger e recuperar o ecossistema. “Tudo isso para propiciar aos cidadãos um lazer diferenciado, ideal para atividades diversas, individuais e em grupo, ao ar livre”, esclarece a prefeitura, em nota.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, ressalta que os betinenses merecem esse espaço. “Há mais de dez anos a população não recebe um novo parque ecológico. É um local que, na verdade, oferece muito mais que lazer. O cidadão poderá praticar atividade física, fazer meditação, yoga. E também levar as crianças para brincar, ler um livro ou simplesmente descansar e apreciar a paisagem. É um espaço muito valioso, que proporcionará um bem-estar imensurável”.

Homenagem

Importante destacar que o nome do local foi votado pelo Legislativo Municipal, em homenagem à mãe do secretário, que faleceu em 2020. A progenitora de Ednard, Cléo Barbosa, era conhecida como grande defensora do meio ambiente.