Coronavírus: profissionais da saúde recebem atendimento em Betim

0
1401
Dois infectologistas, um médico do trabalho, uma enfermeira e dois educadores físicos são responsáveis pelo atendimento. Foto: Prefeitura de Betim.

Durante a consulta, o profissional é acolhido e recebe orientações médicas para os cuidados necessários

Está sendo realizado desde o dia 7 de maio, na unidade estruturada no anexo no Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), o atendimento a trabalhadores da área de saúde sintomáticos para Covid-19. Uma equipe formada por dois infectologistas, um médico do trabalho, uma enfermeira e dois educadores físicos, previamente treinados, são responsáveis pelo atendimento.

“Durante a consulta, o profissional é acolhido e recebe orientações médicas para os cuidados necessários. A coleta de material para realização de exame é feita. E o trabalhador aguarda o resultado do exame em casa, mantendo o isolamento domiciliar no período de até 14 dias (contados a partir do início dos sintomas). O resultado será enviado para o funcionário por email em até 5 dias”, explica a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), Vivian Ribeiro Alves.

Todos os exames coletados serão encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), seguindo os critérios de prioridade.

Espaço Cerest

Vivian também destacou que o local atende, além dos trabalhadores do SUS Betim, os profissionais que são residentes do município seja ele da rede pública ou privada. “Nosso compromisso é cuidar da saúde de quem está na linha de frente, se expondo mais para cuidar dos usuários. Trabalhador da saúde também adoece e é fundamental que ele tenha assistência e cuidado adequados”.

Profissionais de saúde atendidos

Até quarta-feira, (13), foram atendidos no local 13 pessoas que trabalham em locais de saúde. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, de 20 de março a 13 de maio, houve a notificação de 139 trabalhadores de saúde sintomáticos para Covid-19, 101 descartados, 34 em investigação, 2 confirmados e 2 inconclusivos.

Os profissionais da saúde do município que apresentam sintomas, como febre, tosse, coriza, dor de garganta devem agendar o atendimento no telefone: (31) 3531-3799.