Covid-19: confira o funcionamento do Hospital de Campanha de Betim

0
2308
Hospital de campanha conta com 120 leitos, sendo 116 de observação e quatro de Unidade de Terapia Intensiva. Foto: Prefeitura de Betim.

Cidade conta com seis casos confirmados da doença e 1.325 casos suspeitos seguem em investigação

O hospital de campanha instalado no antigo Clube Fiat, denominado como Centro Especializado em covid-19 (Cecovid Betim 2), já está funcionando. A estrutura levou apenas sete dias para ser construída, a fim de não prejudicar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), de Betim e região.

O hospital de campanha conta com 120 leitos, sendo 116 de observação e quatro de Unidade Terapêutica Intensiva (UTI), para pacientes de risco moderado com suspeita clínica da covid-19, que precisam ficar em observação.

A unidade não terá pronto atendimento, sendo assim, não haverá atendimento aberto ao público. Os pacientes que apresentarem sintomas da covid-19, o novo coronavírus, como tosse ou coriza – inflamação da mucosa nasal – ou dor de garganta, associados à febre e falta de ar, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após avaliação da equipe médica responsável, se for necessário, o paciente será encaminhado para o Cecovid betim 2.

No hospital, os pacientes ficarão em isolamento social, por isso não será permitido visitas e acompanhantes. “Essa é uma medida de segurança, já que a covid-19 é uma doença altamente contagiosa. Os familiares dos pacientes receberão o boletim médico todos os dias às 16h, na sala de acolhimento social instalada na área externa da unidade. A entrada será pela Portaria 1 do Clube Fiat, no final da rua Castro Alves, no bairro Jardim Petrópolis”, esclarece a Prefeitura de Betim.

A previsão é que após o período de internação no local, os pacientes sejam encaminhados para isolamento em casa. Os casos que evoluírem para quadros mais graves serão direcionados para os leitos de UTI instalados no Hospital Público Regional de Betim (HPRB), e, posteriormente, para a unidade intensiva que será montada no Centro Materno Infantil, ao lado do HPRB, que está com as obras prestes a serem concluídas.

De acordo com o último boletim, a respeito de coronavírus, disponibilizado na terça-feira, 7, no município há 1.476 casos notificados, 1.325 casos suspeitos em investigação e seis casos confirmados. (Matéria em atualização).