Crianças de Betim começam a receber segunda dose da vacina contra covid-10

0
357
Foto: Prefeitura de Betim / Arquivo

Cerca de 11 mil crianças já poderão completar o esquema vacinal nos próximos dias

A partir desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Betim inicia a aplicação da segunda dose do imunizante contra a covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos. A vacinação desta faixa etária começou no dia 18 de janeiro e cerca de 11 mil crianças já poderão completar o esquema vacinal nos próximos dias nas 37 Unidades Básicas de Saúde de Betim, das 8h às 17h. Quem ainda não tomou a primeira dose, pode procurar a sua UBS e receber o imunizante.

Os pais devem atentar à data marcada no cartão de vacinas para aplicação da segunda dose. De acordo com o Ministério da Saúde, o intervalo entre as doses para as crianças que tomaram a Coronavac é de 28 dias. Já para a Pfizer pediátrica, a segunda dose deve ser aplicada a partir de 8 semanas após a primeira dose.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, ressalta a importância de se completar o esquema vacinal para garantir a proteção das crianças contra a covid-19. “Receber a segunda dose garante às nossas crianças a imunidade contra o vírus e evita o desenvolvimento de casos graves da doença. Fazemos um apelo aos pais que levem seus filhos para receber a vacina,” disse.

No ato da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação e cartão de vacina das crianças, sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis — ou que o acompanhante apresente um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais. O termo pode ser acessado no portal da prefeitura pelo link www.betim.mg.gov.br/termovacinacao.

Balanço da vacinação contra a covid-19 em Betim:

Em Betim,  822.471 doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas.  Do público acima de 12 anos, 376.598 pessoas receberam ao menos uma dose, 92,8%, e 330.303 (87,8%) estão com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Quanto à dose de reforço, 120.734 (38,7%) pessoas receberam o complemento. Na vacinação infantil, a cobertura vacinal está em 64% — 27.338 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose.