Educação: prefeitura entrega apostila adaptada para estudantes e realiza cobertura em quadras escolares

0
1336
Algumas das modificações efetuadas foram a ampliação em 100% do tamanho da apostila para alunos com baixa visão, que ao invés de receber o material impresso em A4, receberam uma versão maior, em A3. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Jm. de Bicas.

Iniciativa visa o acesso de todos os estudantes ao material didático; três centros de ensinos já foram contemplados com a obra nos espaços esportivos

Por conta da suspensão de aulas, devido a pandemia de Covid-19, algumas cidades têm encontrado soluções criativas e importantes para suprir a ausência do ensino disponibilizado nas escolas.

Em São Joaquim de Bicas, a prefeitura tem executado periodicamente a entrega de apostilas de atividades para alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com informações, a iniciativa visa a inclusão de todos estudantes, ou seja, o material didático também está adaptado para alunos com deficiência física, visual, intelectual e psicossocial, afirma a Secretaria Municipal de Educação. “Respeitamos as individualidades dos nossos alunos e as diferenças, por isso trabalhamos para que o ensino seja sempre acessível e inclusivo para todos,” ressaltou a secretária Municipal de Educação, Eunice Maia.

Segundo a pasta, algumas das modificações efetuadas foram a ampliação em 100% do tamanho da apostila para alunos com baixa visão, que ao invés de receber o material impresso em A4, receberam uma versão maior, em A3.

A secretaria ainda destaca que “as alterações realizadas nas apostilas são propostas e acompanhadas por profissionais da pasta que já estavam inseridos na rotina dos estudantes e conhecem as necessidades especiais de cada um”. Além de serem impressos e entregues a cada aluno, os cadernos com atividades ficam disponíveis em versão virtual no link: https://materialp1.wixsite.com/aturminhadebicas, dedicado à educação. Até o fechamento desta edição, cerca de 13.200 apostilas já foram entregues no município.

Quadras Cobertas

No CEI Prefeito José Gabriel de Resende a cobertura da quadra já foi finalizada. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Jm. de Bicas.

Com as aulas interrompidas, a prefeitura que está realizando diversas melhorias de infraestrutura nas escolas do município. Nesse contexto, outra novidade que tem despertado a atenção dos estudantes é o anúncio do início das obras de cobertura de quadras e espaços recreativos escolares.

Segundo a prefeitura, no Centro infantil Prefeito José Gabriel de Resende a obra já está finalizada e o espaço de recreação, lazer e cultura dos alunos, agora todo coberto, fica disponível para receber os estudantes após a pandemia.

De acordo com informações, a unidade escolar atende por volta de 300 crianças entre 4 e 5 anos. Além disso, na Escola Municipal Jesus Chaves de Oliveira, no bairro Belo Verde, o executivo local informa que a intervenção para cobertura da quadra segue em ritmo acelerado, na fase final de montagem da estrutura.

A administração municipal destaca que todas ações de cobertura das quadras são custeadas com recursos próprios da cidade. “Estamos começando com três escolas, mas o nosso objetivo é trabalhar para que todas recebam essa melhoria, nossas crianças a adolescentes merecem,” ressalta o prefeito Guto Resende (Dem). De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, também já está prevista a cobertura da quadra da Escola Municipal Ildeu Gabriel de Resende, no Nazaré.