Em Betim, segunda dose da vacina Pfizer pediátrica acontece em locais específicos

0
859
Foto: Prefeitura de Betim / Arquivo

Serão dez UBSs oferecendo o imunizante a partir do dia 21

 A Prefeitura de Betim organizou uma logística específica para a aplicação da segunda dose do imunizante pediátrico Pfizer. A vacinação deste público será realizada em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSa), uma em cada regional da cidade. São elas: UBS Alcides Braz, Angola, Bueno Franco, Citrolândia, Guanabara, Icaivera, Imbiruçu, Petrovale, Vianópolis e UBS Vila Bemge. As doses estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (21), das 8h às 17h.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 2.600 crianças com comorbidades e/ou portadoras de deficiência permanente, de 11 a 5 anos, e sem comorbidades, de 11 e 10 anos, poderão tomar a segunda dose nos próximos dias.

Os pais e responsáveis devem verificar a data marcada no cartão de vacina para aplicação da segunda dose e levar a criança no dia correto. Segundo o Ministério da Saúde, o intervalo entre as doses pediátricas da Pfizer é de, pelo menos, 56 dias após a primeira dose. Já para as crianças que tomaram a CoronaVac, o prazo é de 28 dias entre as doses.

O secretário de Saúde, Augusto Viana, destaca que a eficácia da vacina só é completa com as duas doses. “Receber a segunda dose garante a imunidade contra o vírus e evita o desenvolvimento de casos graves da doença. Fazemos um apelo aos pais para que levem seus filhos para completar o esquema vacinal”, disse.

A segunda dose da CoronaVac também já está disponível para as crinaças

Aproximadamente 12 mil crianças, de 6 a 11 anos,  que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac já cumpriram o intervalo de 28 dias e estão aptas para completar o esquema vacinal. Em 12 de fevereiro, foi realizado o Dia D de Vacinação Contra a Covid-19 para as crianças, quando, em um recorde de vacinação, foram aplicadas mais de 10 mil doses. Todas as crianças vacinadas com a CoronaVac no mutirão já podem tomar a segunda dose. A vacina CoronaVac está disponível nas 37 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.

Onde tomar a segunda dose da Pfizer pediátrica

A partir do dia 21 de março, das 8h às 17h em dez UBSs.

  • UBS Alcides Bráz- rua Felipe dos Santos, 37, bairro Centro
  • UBS Angola – rua Arlindo José dos Santos, 160, bairro Santa Lúcia
  • UBS Bueno Franco – rua Paulo Marckson Rezende, 220, bairro Olímpia Bueno Franco
  • UBS Citrolândia – av. Dr. José Mariano, 843, bairro Citrolândia
  • UBS Guanabara – av. Rio Amazonas, 268, bairro Guanabara
  • UBS Icaivera – rua Pyra, 80, bairro Icaivera
  • UBS Imbiruçu – av. A, 300, bairro Jardim Perla
  • UBS Petrovale – rua Peru, 191, bairro Petrovale
  • UBS Vianópolis – MG 050, Km 4,86 (ao lado do campo futebol), bairro Vianópolis
  • UBS Vila Bemge – rua Guaturana, 200, bairro Jardim Teresópolis

Onde tomar a segunda dose da CoronaVac (crianças de 6 a 11 anos)

Disponível nas 37 Unidades Básicas de Saúde.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Acesse os endereços das UBS pelo link https://bit.ly/35UgDJ2

Termo para terceiros

No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável, que deve apresentar um documento de identificação, além dos documentos da criança: documento de identificação com foto e cartão de vacina. Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais, que pode ser acessado no portal da prefeitura pelo link: www.betim.mg.gov.br/termovacinacao.