Mais de 20 mil pessoas são esperadas no festival até domingo (19)
Com sua estreia em 2005, o Igarapé Bem Temperado (IBT) — Festival de Culinária e Cultura chega a sua 16ª edição. Pioneiro na cidade, o evento que busca a valorização das mestras e mestres da cozinha de raiz conta com prestígio da comunidade e movimenta o turismo na região. Este ano, o IBT será realizado a partir desta quinta-feira (16) até domingo (19), na Praça Miguel Henriques da Silva. O festival deve receber, como de praxe, mais de 20 mil pessoas entre os quatro dias de festa.
A edição deste ano conta com 16 pratos especiais que, somados a outras quitandas e produtos, chegam a mais de 40 opções diferentes ofertadas. De acordo com a organização do evento, a programação musical do IBT é voltada para uma sonorização ambiente, com atrações locais e volume distribuído de maneira que favoreça o costume da “prosa”. O IBT também terá as tradicionais apresentações de receitas e degustações.
O aporte principal para a realização da 16ª edição do Igarapé Bem Temperado é viabilizado pela empresa FORNAC por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Igarapé, apoio cultural de SICOOB Creduna, Faculdade Promove, Bruno Lara Imóveis, Hotel Fazenda Vale Amanhecer e Circuito Veredas. A produção e curadoria é assinada pelo idealizador do evento, Carlos Oliveira Stan.
LEGADO
Desde seu princípio, o foco do evento foi a cozinha de tradição dos quintais, através do legado culinário mantido e transmitido por um grupo de senhoras aposentadas, as mestras, cuja participação no festival ressignificou seu lugar na cultura local. Muitas das pioneiras do festival estão, hoje, com mais de 80 anos e não estão mais atuando no cotidiano das cozinhas e agora abrem caminho para novas referências que levam seu legado adiante. Hoje em dia, o evento conta com novas figuras na cozinha, entre mestras, mestres e chefs.
TRADIÇÃO E INOVAÇÃO
O festival sempre contou com a participação de chefs convidados com workshops e cozinhas show, que seguem no evento e trazem propostas contemporâneas para o evento que une tradição e inovação. Os guisadinhos com angu, a carne de porco e a utilização de diversas plantas dos quintais para os preparos se mantém como carro-chefe do festival, também aliados a apresentações e combinações contemporâneas da gastronomia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO IBT 2024
DE 16 A 19 DE MAIO, NA PRAÇA MIGUEL HENRIQUES DA SILVA
QUINTA 16 DE MAIO – 18h às 23h40
19h – Solenidade de abertura com apresentação do Coral Canto das Águas.
– Workshop Degustação com as Mestras Lucília, Luzia e Efigênia – Receita: bochecha de porco com guisadinho de saborosa com angu.
20h30 – Momento Memória Culinária, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais.
21h30 – Show do Trio Caxangá.
SEXTA 17 DE MAIO – 18h às 23h40
18h – Momento Memória Culinária, com participação especial de Mestra Naura Ribeiro, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais.
19h – Workshop Degustação com Chef Cidinha Lamounier. Receita: costelinha na marinada de quitoco, cachaça e limão-cravo, acompanhada de guisadinho de mamão verde com chuchu e abobrinha menina, angu de milho crioulo com molho de tomate.
20h – Workshop Degustação com a Mestra Diva Marques (Mercadinho do Batata) – Receita: João Deitado, assado na folha de bananeira, no forno a lenha.
21h40 – Show do Clube do Choro de Betim.
SÁBADO 18 DE MAIO – 9h às 23h40
11h – Oficina de Culinária Infantil – com a chef executiva do Hotel Fazenda Vale Amanhecer, Adriana Farias, com participação da recreadora Tia Minhoca. Receita: biscoitinho da vovó. 13h – Workshop Degustação com o chef Jackson Cabral. Receita: Lombo recheado com cuscuz panc, cozido em baixa temperatura, grelhado e servido com molho de ora-pro-nóbis (tipo pesto).
14h – Show de Jéssica Faria e Banda.
15h – Workshop Degustação com a Mestra Cleia Ribeiro. Receita: Pudim de ora-pro-nóbis. 16h – Apresentação da Banda Municipal de Igarapé, sob a regência do Maestro Júlio Mendonça.
17h – Workshop Degustação com a Mestra Altivina Fonseca. Receita: guisadinho de miúdos de porco com feijão angu e couve.
19h -Momento Memória Culinária, participação especial de Mestra Lilia da Quita, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais.
22h – Show de Sérgio Saraiva e Delano.
DOMINGO 19 DE MAIO – 9h às 18h
09h – Abertura do quarto dia do Festival com apresentação do Grupo Congo do Vale.
10h – Momento Memória Culinária, participação especial de Mestra Dolores Henriques, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais.
12h – Apresentação da Banda Lira de Santo Antônio.
13h – Workshop Degustação com a Mestra Maria do Sindicato. Receita: Farofa Panc.
14h – Workshop Degustação em 3 Tempos, “Feijão, Patrimônio da Nossa Cozinha” com o cozinheiro e pesquisador Lucas Mourão e a Chef Denise Garcia.
15h30 – Show de Dannier Cooper e Banda
18h – Encerramento da programação dos 4 dias do 16ª Igarapé Bem Temperado 2024.
Principais pratos IBT 2024
- Chef Pedro Augusto: Rabada com musseline de baroa, rúcula e vinagrete de limão cravo.
- Chef Reinaldo Mendes: barriga de porco pururucada, creme de batata doce roxa, vinagrete de maxixe e gel de caipirinha.
- Mestra Cléia Ribeiro: leitão assado e pururucado, farofa de feijão de corda e vinagrete de abacaxi.
- Mestra Maria de Fátima: Carne de lata com guisadinho de cansanção com ora-pro-nóbis e angu de milho verde.
- Gecy Couto e Kele Damião: costelinha com redução de laranja, musseline de mandioca e quiabo grelhado.
- Mestra Ana Egg Hilbet: arroz de pernil com feijão de corda e linguiça caipira.
- Mestra Lilia da Quita: bolinho de mandioca com bacalhau, com recheio de queijo.
- Mestra Estânia Nunes Moura: suã suculenta com taioba, milho verde e angu.
- Mestra Alcina Couto: frango caipira com macarronada, tutu e couve.
- Mestra Aparecida Coelho e Jesus, receita: engrossadinho de milho verde com galinha caipira e queijo.
- Ana Vitorino: bisteca de porco com jiquiri, mostarda e angu.
- Mestra Lúcia Silva: Joelho de porco com risoto de canjiquinha e picles de mamão verde.
- Giza Gouvêa: carne de lata, redução de limão cravo com urucum e pimenta de macaco, purê de banana da terra e bolinho de chuchu com ora-pro-nóbis.
- Mestra Cida Ferreira Lima e Agnaldo: nhoque de moranga ao molho de umbigo de banana com carne bovina.
- Mestra Simone Alves Campos: pernil de tacho com geleia de abacaxi, guisadinho de umbigo de banana e farofa de banana.
- Chef Welinton Maciel: risoto de banana com taioba e ossobuco.