Metas possibilitam maior arrecadação nas áreas através da distribuição do imposto

A Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, alcançou uma pontuação de 14,8 no ICMS Patrimônio Cultural, e nota máxima no ICMS Turismo. Essas pontuações possibilitam maior arrecadação via distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

De acordo com a gestão do município, as notas são as melhores de Igarapé dos últimos quatro anos. Assim, isso seria reflexo de um avanço significativo nas políticas de preservação do patrimônio cultural local e das políticas públicas voltadas para o setor turístico na cidade. 

PONTUAÇÃO ICMS 

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação dos bens culturais de Minas Gerais. Através desse programa, os municípios são recompensados com recursos financeiros com base na eficiência de suas ações de preservação e na implementação de políticas públicas voltadas para a proteção do patrimônio cultural. Enquanto o ICMS Turismo é uma ferramenta do governo do Estado que destina uma parte dos recursos arrecadados com o desenvolvimento de iniciativas turísticas.  

Cássia Corradi, secretária Municipal de Cultura e Turismo, destaca o trabalho do município na área. “No caso de Igarapé, o desempenho do município é resultado do comprometimento com o planejamento traçado pela gestão, que visa colocar Igarapé com suas belezas, cultura e gastronomia como destaque no mapa de turismo de Minas Gerais nos próximos anos” disse a secretária 

ROTA DAS ARTES  

Entre as ações do município que demonstram o avanço nessas áreas, está a participação de Igarapé na Rota das Artes — lançada pelo Governo de Minas em abril deste ano. A rota é um novo produto turístico em Minas Gerais que liga a modernidade de Belo Horizonte, a contemporaneidade de Brumadinho e o barroco da região do Circuito do Ouro. 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Igarapé está trabalhando por uma rede colaborativa entre empresários locais que está sendo formada. O objetivo é desenvolver uma rota turística inovadora e fortalecer o setor de turismo na região. O projeto conta com o apoio do SEBRAE e do IGR Veredas, considerados parceiros essenciais para o sucesso da iniciativa.  

Exit mobile version