Inhotim terá programação especial na Semana das Crianças

0
1380
Caça ao Tesouro, no Inhotim. Foto: William Gomes.

Atividades começaram no dia 12 e vão até 19 de outubro

Começa nesta segunda-feira (15) a semana das crianças. Para receber os pequenos, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, realiza uma série de ações até o dia 19 de outubro, com atividades inclusive para os adultos, para despertar a criança que há em cada um.

A iniciativa tem o objetivo de fazer o público experimentar trajetos e olhares inspirados no universo infantil. São várias visitas temáticas.

A primeira, no dia 19, às 11h e às 12h30, tem como tema “Caça ao Tesouro”. A brincadeira é inspirada na lenda de que no final do século XIX, o Sr. Tim, um famoso morador de Brumadinho, escondeu por essa região um tesouro muito valioso. Assim, os visitantes deverão encontrar a relíquia, explorando cantos do Instituto.

No dia 16, às 14h e às 15h30, em “Experiências da Cor”, a proposta é fazer o grupo se deixar afetar pelas criações de paletas e do colorir, muito presentes na infância. Já no dia 17, às 11h e às 12h30, “Bicho ou Planta” apresenta aos pequenos espécies do acervo botânico que são reveladas a partir dos nomes populares que remetem a animais. Pata-de-elefante e orelha-de-macaco são algumas delas.

No dia 18, a “Experiência de Criança” traz a mediação como despertar para a criatividade infantil e envolvimento da família, além de utilizar a manipulação de objetos, permitindo uma experiência sensorial nos campos cinestésico, visual e auditivo. Esta será às 11h e às 12h30.

Nos dias 16 e 19, “Volta ao Mundo” utiliza o acervo botânico de espécies exóticas para levar o grupo a uma viagem por diferentes países e culturas de onde se originam as espécies. Os visitantes vão percorrer lugares e descobrir diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

Todas as programações têm número de visitantes limitado. Por isso, exigem inscrição prévia na recepção, que podem ser feitas 15 minutos antes do primeiro horário de cada uma das atividades.

Visitas para os adultos

Em “Quasi-Cinema Parangolé”, o público passeia pela área externa da galeria Cosmococa. A ideia de “crelazer”, desenvolvida por Helio Oiticica em defesa do direito ao lazer e seu potencial criativo, estará presente na proposta com o convite à utilização dos Parangolés – espécie de roupa-fantasia desenvolvida pelo artista, e instrumentos musicais de percussão. A atividade será nos dias 16, 23 e 30, de 10h às 14h.

Já em 19 e 26 de outubro, a visita temática “Recreio In Situ”, também de 10h às 14h, explora o trabalho “A origem da obra de arte” (2002), da artista Marilá Dardot.

Por fim, no dia 19, haverá uma programação de experimentação musical, no Gramado da obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Lux. Será de 15h às 16h30.

Ingressos Inhotim
Inteira: R$ 44
Meia: R$ 22
*Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada.