Escola de Mecânica de Motocicletas será construída no instituto
No dia 1º de março,o Governo do Japão e o Instituto Ramacrisna firmaram uma parceria para a construção de uma Escola de Mecânica de Motocicletas na sede do instituto, em Betim. A assinatura que oficializa a doação foi realizada durante a abertura do 11º Festival do Japão em Minas.
Dr. Expedito Chumbinho, presidente do Instituto Ramacrisna, comemora a nova parceria. “Considerando o grande aumento no número de motocicletas no trânsito, faltam profissionais de qualidade para dar a devida assistência a elas, portanto trata-se de um mercado muito promissor para os futuros profissionais que serão formados neste novo projeto.”
Esta não é a primeira parceria entre o governo japonês e o instituto. Em 2007, o Ramacrisna recebeu apoio para construção da Escola de Mecânica de Automóveis e, em 2017, o apoio veio para construção do prédio que atualmente sedia o projeto Adolescente Aprendiz e o curso de Robótica Industrial. Durante a assinatura, Takashi Manabe, Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, ressaltou esta relação. “O Instituto Ramacrisna faz um belo trabalho em Betim e região, aprimorando as habilidades dos jovens locais, apoiando-os na busca de emprego. Espero que este projeto contribua para o aprendizado dos jovens e fortaleça os laços de amizade entre Japão e Brasil”, disse a representação japonesa.
As obras de construção do novo espaço, de 200m², começam em breve e a expectativa é que as aulas, gratuitas, tenham início ainda em 2024. A Yamaha Brasil também aderiu ao projeto e vai doar motocicletas e ferramentas para uso dos alunos, além de oferecer treinamento aos professores e instalar um box dentro da Escola de Mecânica de Motocicletas. “Para nós, é uma grande honra integrar esta iniciativa, porque acreditamos muito na formação de pessoas como ferramenta de transformação. Esta é uma diretriz global do grupo Yamaha que agora colocamos em prática aqui em Minas Gerais, isso nos alegra muito.”, comenta Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais do Grupo Yamaha.
“Estamos muito animados com este projeto. A abertura desta nova escola representa mais qualificação profissional, mais oportunidades de trabalho e mais geração de renda para moradores de Betim e região metropolitana”, reforça a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro.