Unidade escolar dedicada a atividades de contraturno terá piscina semiolímpica
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos começou a realizar as primeiras intervenções para a construção do Centro de Tempo Integral, que será sediado ao lado do Complexo Esportivo Didi Gouveia. No último dia 12, foram retirados os alambrados e as traves da quadra externa do complexo, onde será instalada a piscina semiolímpica do centro destinado às atividades de contraturno da rede municipal. A Prefeitura de São Joaquim de Bicas não informou o prazo para a conclusão das obras e inauguração do espaço.
O Centro de Tempo Integral irá oferecer diversas atividades para os alunos da rede municipal no contraturno, incluindo a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. No local serão ministradas, também, aulas de reforço, robótica, teatro e de esportes. A proposta do Centro de Tempo Integral é oferecer capacitação, esporte e lazer para os estudantes, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. O espaço terá capacidade de atender cerca de 500 alunos por turno.
MÃOS DADAS
Em 2022, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas firmou uma parceria com o Governo de Minas para a implementação do projeto Mãos Dadas, que visa a municipalização de todo o Ensino Fundamental, para que a rede estadual se dedique apenas ao Ensino Médio. Na ocasião, o prefeito Guto Resende conseguiu um aporte de R$ 85 milhões para a execução, prevendo a construção de dez novas escolas e ampliar o ensino integral.
A construção do Centro de Tempo Integral, ao lado do Complexo Esportivo Didi Gouveia, faz parte da implementação desse projeto, possibilitando o maior acesso às atividades no contraturno. Com uma estrutura diferenciada, como a própria piscina semi-olímpica que será instalada no local da quadra externa do complexo, o centro pretende ser uma instituição modelo para esse formato de educação em tempo integral.