Amigos transformam uma ideia em estilo urbano
Em um momento em que os jovens buscam cada vez mais formas de expressar sua identidade e conquistar um lugar no mundo, empreender aparece como uma possibilidade para essas realizações. A história da HomeStreet, marca de moda urbana criada por estudantes da Escola Crescer, de Igarapé, é um bom exemplo daquilo que um grupo de amigos pode tirar do papel para adentrar em um novo mundo — o mundo dos negócios.
Fundada por quatro jovens de São Joaquim de Bicas e Igarapé, em 2023, a marca de moda streetwear busca seu espaço no mercado e caminha junto com os sonhos desse grupo de amigos. Apesar da pouca idade, a amizade de João Pedro Queiroz (17), Filipe Lara (17), João Pedro França (16) e Pedro Queiroz (16) já tem mais de uma década.
Os jovens cresceram juntos e sempre cultivaram laços muito fortes. Assim, a ideia de começar um empreendimento coletivo — seja ele qual fosse — foi vista com bons olhos. “A ideia inicial era vender livros, porém, após algumas conversas, decidimos entrar no mercado da moda streetwear (moda urbana)”, conta João Pedro Queiroz, responsável pelo financeiro da empresa, junto com seu xará João Pedro França.
A MARCA
No mercado desde setembro de 2023, os jovens destacam a importância dos processos para a construção do empreendimento. “Nosso principal ideal era não pular etapas e não se desesperar, tudo foi feito de forma cautelosa e com calma, aprendendo mais a cada dia”, disse Pedro Queiroz, responsável pelo desenho das estampas e visual da marca.
As peças são criadas de maneira coletiva pelos quatro, da concepção das estampas até a costura e etiqueta. “Costumamos olhar tudo como uma oportunidade de ter uma ideia. Qualquer lugar, objeto, fala, tudo pode virar uma camiseta”, explica Filipe Lara — que comanda a comunicação da HomeStreet.
Atualmente, a marca vende seus produtos em seu site (homestreet.com.br) e em lojas parceiras, como a Blackstar (Betim), N.O Bonés (Betim) e Ultimato Skateboard (Igarapé). Mas os jovens têm a pretensão de investir em uma loja física para a marca no futuro.
EMPREENDER
Os jovens entendem que o empreendimento tem sido importante para o crescimento pessoal e profissional, sem deixar de lado outras questões importantes para o amadurecimento. “Conseguimos conciliar bem a HomeStreet com as relações pessoais e obrigações escolares. Mas às vezes é necessário abdicar de algumas diversões da adolescência para manter o foco no crescimento da marca”, pontua João Pedro França.
Ainda que os jovens sejam os protagonistas, o apoio dos pais é visto como crucial para o sucesso da empreitada. “Eles tiveram extrema importância, nos auxiliando e passando parte de suas experiências em negócios. Eles foram a base para que a marca saísse do papel”, destaca Filipe.
Enquanto conselho para aqueles que desejam empreender na juventude, Filipe Lara destaca a atitude de fazer e o cuidado com os investimentos. “O melhor conselho que podemos dar é tirar essa ideia do papel. Mas todo empreendimento exige um investimento, caso não tenha capital para investir no momento, guarde essa ideia para o futuro”.
Os sonhos dos jovens são grandes. Além da loja física, querem fazer da HomeStreet uma marca nacional. “Queremos expandir a HomeStreet para o cenário nacional, competindo com grandes marcas. Visamos sempre o topo, mas sem tirar os pés do chão. Sabemos que o caminho é longo e é necessário um passo de cada vez”, conclui João Pedro Queiroz.