Mais de 200 mil vacinas foram aplicadas em Betim até a primeira quinzena de julho

0
400
Ontem (15), os profissionais com idade inferior a 40 anos, em trabalho presencial na Fiat Betim, começaram a ser imunizados. Foto: PMB/ Divulgação.

Ontem (15), os profissionais com idade inferior a 40 anos, em trabalho presencial na Fiat Betim, começaram a ser imunizados

Nessa quinta-feira (15), a cidade de Betim ultrapassou a marca de 200 mil vacinas aplicadas contra Covid-19. Para ser mais exato, até a mesma data, 158.197 pessoas receberam a primeira dose. E 40.871 receberam a segunda ficando totalmente imunizadas contra a doença, além de mais 4.408 que também foram totalmente imunizadas com a dose única da Janssen. Sendo assim, o número exato é de 203.476 vacinados com ao menos uma dose no município até a primeira quinzena de julho.

Uma marca a comemorar diante de tantos desafios que as equipes médicas do SUS e da rede privada enfrentaram desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia em todo planeta.

E para que os números de vacinados aumentem mais, de acordo com a prefeitura, desde terça-feira (13), a imunização dos profissionais da indústria segue avançando em Betim. A expectativa é vacinar cerca de 50 mil pessoas deste grupo prioritário.

Além das grandes empresas, profissionais das indústrias de médio e pequeno porte também já estão sendo imunizados. Para que isso ocorra de forma organizada, desde a mesma data (13/07), as empresas precisam protocolar duas vias da planilha na Diretoria Operacional da Saúde, que fica no Centro Administrativo João Paullo II, e, também, enviar o documento para o e-mail vacinacovid.betim@gmail.com. Outras informações podem ser acessadas pelo site: www.betim.mg.gov.br.

Funcionários da Fiat recebem 1º doses

No último dia 15, os profissionais com idade inferior a 40 anos, em trabalho presencial na Fiat Betim, começaram a ser imunizados. Nesta primeira etapa, 6 mil colaboradores com essa faixa etária serão vacinados.

Nas grandes empresas, a vacinação será realizada com o apoio dos departamentos de saúde no próprio local. Já para os profissionais das indústrias de médio e pequeno porte, a imunização está sendo realizada no Betim Shopping e no Cerest, por meio de agendamento.

Os trabalhadores devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia e horário que eles receberão a vacina. A prefeitura ressalta em nota que “a imunização dos trabalhadores industriais está prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Terão direito à vacina os profissionais das empresas que se enquadram nos critérios estabelecidos no plano, que tem como base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A vacinação da categoria será realizada de forma gradativa, à medida que o município for recebendo novos lotes de imunizantes dispensados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG)”.

Hospital de campanha é desmontado

De acordo com a administração municipal da cidade, com o avanço da vacinação contra a Covid- 19 no município e a redução no número de casos da doença, a prefeitura decidiu pela desmobilização do Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid 2), que funcionava no antigo clube da Fiat.

Desde o início deste mês, o hospital de campanha de Betim não recebe mais pacientes. Aqueles que apresentarem casos mais graves, porém, não ficarão desassistidos. Eles serão atendidos no Cecovid-4, que continua em funcionamento no Centro Materno Infantil, com 130 leitos de UTI ativos.

A unidade, que iniciou os atendimentos em 8 de abril de 2020, foi o primeiro hospital de campanha em funcionamento em Minas Gerais. Nos 14 meses de funcionamento, 2.254 pessoas foram atendidas.

Durante o pico de casos da pandemia, o local chegou a ter 90 leitos ativos, com 88 pacientes internados e taxa de ocupação de 98%.

Segundo com o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, a decisão foi tomada com base nos indicadores epidemiológicos da doença, na baixa da taxa de ocupação dos leitos e no avanço da vacinação.

“Além disso, o município possui uma rede de saúde pública ampla e bem estruturada, com capacidade para atender os casos leves de covid-19. Vale ressaltar ainda que os pacientes não ficarão desassistidos e aqueles casos que agravarem serão atendidos no Cecovid-4, que continua em funcionamento, no Centro Materno Infantil”, afirmou.

Boletim Covid-19

Até ontem (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, informou que 30.138 pessoas já foram contaminadas com o novo coronavírus na cidade. Desse total, 28.671 já se recuperaram e 151 seguem em observação médica. Os dados ainda confirmam 1.279 óbitos por Covid-19 no município.