Minas Gerais recebe mais de 390 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira (23)

0
1097
Confira a lista de comorbidades, de acordo com o Ministério da Saúde:. Foto. Pedro Gontijo/ Imprensa MG.

Nova remessa dos imunizantes chega ao Estado e auxilia na aplicação da segunda dose

Cerca de 390.550 doses de vacinas contra a Covid-19 chegam em Minas Gerais, nesta sexta-feira (23), às 18h, na Central da Rede de Frio do Estado. Esta é a 14ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde, com 316.750 doses da AstraZeneca e 73.800 da CoronaVac, para dar prosseguimento à imunização no Estado.

O montante será para aplicar a primeira dose na população de 60 a 64 anos e a segunda em idosos de 65 a 69 anos. E também para imunizar as Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, incrementando os percentuais imunizados dos públicos prioritários.

“A Secretaria de Estado de Saúde orienta municípios e gestores conforme determinações do Ministério da Saúde, sobre públicos a serem imunizados em cada etapa, bem como sobre todos aspectos técnicos que envolvem a campanha de vacinação contra a covid-19”, afirma o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Doses

Este foi o 14º lote de imunizantes recebido pelo estado de MG. Nos dias seguintes, as doses serão encaminhadas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado. Posteriormente, os municípios, responsáveis pela execução da campanha de imunização, devem buscar seu quantitativo de vacinas.

Betim

Hoje, a cidade começou a vacinar idosos de 63 anos contra o novo coronavírus. No município, a imunização vem sendo realizada nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 10h às 17h. A estimativa é que sejam vacinadas 3.700 pessoas dessa idade em Betim.

Para se vacinar, os idosos devem procurar a UBS de referência com documento de identidade, cartão de vacinação e comprovante de residência. O endereço das UBSs está disponível no site da Prefeitura de Betim, no link: https://bit.ly/39W6gUb.

Na última quinta-feira (22), aproximadamente 120 trabalhadores das forças de segurança começaram a receber a vacina contra o novo coronavírus. A aplicação está sendo realizada no Serviço de Atendimento à Covid-19, anexo ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Os órgãos que compõem as Forças de Segurança e Salvamento em Betim são: Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Agente do Sistema Penal, Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil.

A Prefeitura está organizando a vacinação dessa categoria por ordem decrescente de idade, de acordo com a listagem repassada por cada comando e com o cadastro realizado pelos trabalhadores pelo link: https://cutt.ly/7vY6qXr.

Segunda dose

Idosos que já receberam a primeira dose da vacina podem retornar às unidades para receber a segunda. É necessário, para isso, que observem a data de retorno registrada no cartão de vacinação. “Esse agendamento é essencial para respeitar o tempo de pausa necessário entre as doses do imunizante”, disse a prefeitura, em nota.